MPE discute segurança e atendimento médico no Pré-Caju 2012
Samu, sala reservada para atendimento e 'motolância' estão mantidos Cotidiano 05/12/2011 15h19Por Fernanda Araujo
Faltando 45 dias para o Pré-Caju 2012, a Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT) continua discutindo os detalhes para garantir o sucesso da festa, que acontecerá em janeiro, nos dias 19, 20, 21 e 22. Na manhã desta segunda-feira (5), o Ministério Público Estadual (MPE) realizou duas audiências com representantes da ASBT. Em pauta, não apenas discutir o quesito segurança, mas também estabelecer como é possível garantir atendimento médico aos foliões que, porventura, necessitem.
Como aconteceu no Pré-Caju 2011, na edição de 2012, entre outros serviços, a ASBT disponibilizará assistência médica através do Samu. Também haverá uma sala reservada para o atendimento médico e o serviço de “motolância”, que atua como emergência de primeiros socorros visando à qualidade do serviço em menos tempo.
Será montado também um serviço de atendimento avançado na área do Parque da Sementeira, incluindo sala de estabilização, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e serviço administrativo, onde serão realizados os atendimentos de todas as ocorrências com posterior encaminhamento aos Hospitais de Retaguarda, Zona Norte e Zona Sul e os casos mais graves para o Hospital de Urgência (Huse). Já o Município de Aracaju informou que a sua rede de Urgência ficará nos quatro dias com assistência integral.
Segundo Lycia Diniz, assessora de comunicação do Huse, e a promotora de Justiça Euza Missano, o “Motolância” é indispensável para levar uma assistência melhor ao evento. Para Lycia, o Pré-Caju não apresenta preocupações. “Em 90% dos casos, o serviço de atendimento do Município funciona adequadamente. O Pré-Caju não me preocupa, aliás, nunca me preocupou, porque é um evento bastante organizado. O que me preocupa realmente é o Carnaval.”
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que manterá o mesmo esquema da edição do Pré-Caju 2011 nos pontos de apoio do Samu Municipal.
Sobre a segurança, a PM assegurou que, em todos os portões de acesso, haverá a presença da polícia, mas declarou que será necessária a alocação de uma empresa terceirizada de segurança no local.
Para o presidente da ASBT, Augusto Oliveira, tanto os organizadores, quanto o Samu Estadual e Municipal, a Vigilância Sanitária, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Estadual de Saúde (SES), hospitais e Polícia Militar (PM) estão engajados em garantir a segurança, o acesso e a tranquilidade dos foliões.
O MP vai visitar a montagem da estrutura de assistência no Parque da Sementeira que será realizada pelo Município.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos