MPE pede que exame de HIV seja retirado de concursos para PM e Bombeiros
Seplag diz que exigência de exame visa apenas atestar a capacidade física dos candidatos Cotidiano | Por F5 News 23/08/2018 18h30O Ministério Público Estadual (MPE) informou nesta quinta-feira (23) que entrou com uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Governo de Sergipe, para impedir a exigência do teste de sorologia para HIV solicitado nos concursos para soldado da Polícia Militar e soldado e cadete do Corpo de Bombeiros.
O MPE solicitou que essa exigência fosse retirada dos editais por considerá-la ilegal e discriminatória. A ação pede ainda que todos os candidatos já inscritos e que possuam essa condição de saúde possam continuar participando dos concursos.
Por meio de nota, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) afirmou que o entendimento da Procuradoria Geral do Estado e da pasta é que a exigência de exame de sorologia para HIV visa apenas atestar a capacidade física dos candidatos que pretendem ingressar na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros.
Informou ainda que o simples fato do candidato ser infectado pelo vírus HIV não faz dele inapto para o cargo, sendo necessário a análise de cada caso em concreto, através de laudo médico.
“Assim sendo, não se trata de exame violador de direitos fundamentais, mas de um exame com o objetivo de atestar a capacidade física do candidato, como todos os outros previstos no edital, como o Teste de Aptidão Física (TAF) e o psicológico. Há uma necessidade de capacidade física para um policial e bombeiros desempenharem suas funções na defesa da sociedade, portanto, não se pode admitir o ingresso de um candidato nos quadros da PM e Bombeiros com alguma enfermidade em um estado avançado”, diz a nota.
Segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rosman Pereira, “exames de sorologia HIV são pedidos em concursos da Polícia Militar de outros estados, a exemplo da Bahia e Minas Gerais. Minas, inclusive, solicitou em edital de concurso o exame de hepatite B e C, que são sexualmente transmissíveis; e o concurso da PM da Paraíba e São Paulo chegou a pedir exames de doenças sexuais transmissíveis”.
Ele disse ainda que o exame só será pedido para os candidatos que forem aprovados para fazer o curso de formação para o ingresso na PM e Corpo de Bombeiros, ou seja, somente após a finalização de todas as fases do concurso público.
A exigência do exame sorológico de HIV nos termos previsto no edital está fundamentado no parecer da Procuradoria Geral do Estado com base na Constituição Federal, art. 10, § 4º, da Lei nº 2.066, de 23 de dezembro de 1976.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos