MPF/SE realiza I Seminário Memória, Verdade e Justiça de Sergipe
Cotidiano 18/02/2012 15h32
A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do Ministério Público em Sergipe (MPF/SE) realiza, no dia 28 de fevereiro, o I Seminário Memória, Verdade e Justiça de Sergipe, que apresentará a atuação do Grupo de Trabalho Direito à Memória e Verdade do MPF e discutirá temas como a Comissão Nacional da Verdade e Justiça de Transição. O evento é coordenado pelo procurador dos Direitos do Cidadão em Sergipe, Pablo Coutinho Barreto e acontecerá na sede do Ministério Público Estadual, na praça Fausto Cardoso.
Realizado com o apoio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), o evento contará com palestra do procurador Regional da República da 3ª Região, Marlon Weichert, que é membro do GT de Direito à Memória e Verdade do MPF e foi o perito indicado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos para atuar perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Gomes Lund e Outros vs Brasil, sobre a Guerrilha do Araguaia.
No seminário, o professor doutor Milton Barboza, da Universidade Federal de Sergipe, vai apresentar o resultado do projeto Memórias Reveladas em Sergipe. O Memórias Reveladas é uma ação da Casa Civil da Presidência da República instituído em 2009 e pretende resgatar os documentos (textuais, audiovisuais, imagens, entre outros), que comprovem as atuações dos órgãos de repressão durante o regime militar (1964 – 1985).
As inscrições para devem ser feitas através do e-mail ascom@prse.mpf.gov.br, com o envio de nome, número do documento de identidade e órgão, empresa ou faculdade a que o interessado está vinculado.
Mobilização - O I Seminário Memória, Verdade e Justiça de Sergipe faz parte da mobilização nacional do MPF para que o Estado brasileiro cumpra a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Gomes Lund (Guerrilha do Araguaia), de novembro de 2010. A sentença condena o Brasil a uma série de ações com caráter imediato, visando à localização dos corpos ainda desaparecidos, à abertura de arquivos, assim como reparações às famílias das vítimas. Também exige do Estado tanto medidas judiciais efetivas para a responsabilização individual pelos crimes cometidos, como outras de caráter mais geral objetivando o resgate da Verdade Histórica sobre os fatos ocorridos.
GT Direito à Memória e Verdade - O Grupo de Trabalho Direito à Memória e à Verdade,instalado em setembro de 2010 no MPF, tem como objetivo promover o debate sobre a importância da apuração da verdade na justiça de transição, na redescoberta do passado e na adoção de mecanismos capazes de ouvir as vozes das vítimas. As temáticas do grupo de trabalho são o direito à verdade, inclusive localização de restos mortais e acesso às informações mantidas sob sigilo público ou privado, a responsabilização civil de perpetradores de graves violações aos direitos humanos, a reparação coletiva e imaterial de danos e a reforma dos aparatos de segurança.
Palestrantes
Marlon Wichert, Procurador Regional da República. Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP. Perito indicado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos para atuar perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Gomes Lund e Outros vs Brasil, sobre a Guerrilha do Araguaia.
Milton Barboza, Bacharel em História, mestre em Ciências Sociais e doutor em Ciências Políticas. Professor universitário das disciplinas Ciências Políticas, Sociologia Jurídica e Políticas Públicas. Coordenador Estadual do Projeto Memórias Reveladas.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos