Município definirá continuidade ou não da obra de hotel
Hotel foi notificado e enviou documentos à Emurb
Cotidiano 16/05/2012 05h00

Por Silvio Oliveira

A reforma de um hotel situado na avenida Oceânica, orla da praia de Atalaia, em Aracaju (SE), tem obstruído a calçada, impossibilitando a passagem de pedestres. Por ser erguido em uma esquina, o local obriga o pedestre a dividir seu caminho com os carros, correndo risco de ser atropelado. Para complicar, palmeiras imperiais que foram plantadas também obstruem a passagem.

Ao iniciar a obra, o hotel solicitou autorização da Empresa Municipal de Urbanização, como qualquer outro empreendimento a ser erguido ou recuperado, mas o projeto já foi modificado algumas vezes, inclusive com sanção de multas.

O fato é que, a princípio, a obra parece tomar parte da via pública, mas, de acordo com o engenheiro chefe do Departamento de Fiscalização da Emurb, Valdison Melo, foi enviada uma notificação ao hotel a fim de que ele apresentasse toda a documentação necessária com o intuito de se conferir o registro escriturário, o tamanho do lote, para verificação se realmente há ou não invasão da calçada e obstrução da via pública.“Encaminhamos uma equipe topográfica para verificar e, de fato, há oito metros a menos do alinhamento do terreno, conforme registro escriturário”, explica.

Ele ainda destaca que à época, o então hotel Beira Mar foi construído com um recuo, bem mais do que os outros imóveis da avenida. Mesmo assim, segundo o engenheiro, os documentos ainda estão sendo verificados e há uma investigação de desapropriação da área. “O que eles querem é ocupar uma área de registro, mas cabe ao Município aceitar ou não”, revela.

Segundo Valdison Melo, há a caracterização de que ali é via pública, existindo um largo. Essa questão poderá interferir também no parecer do Município.

Quanto à questão das palmeiras plantadas na calçada, esclarece ele que configurando não poder mais avançar no tamanho de origem do terreno, as palmeiras deverão ser retiradas.

A equipe de F5 News chegou a ter contato com uma profissional do hotel, que disse ser a gerente, mas ela não quis prestar maiores esclarecimentos, argumentando que o que devia informar já tinha sido dirigido aos órgãos competentes.

Fotos: Silvio Oliveira

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos