Músicos sergipanos afirmam que ainda não receberam pelos festejos juninos
PMA e Estado respondem que Ministério da Cultura ainda não fez os repasses Cotidiano | Por F5 News 30/07/2018 12h15Permanece o impasse entre a Prefeitura de Aracaju, o Estado de Sergipe e os músicos sergipanos que, mais uma vez, passam por problemas para receber os valores por suas apresentações em eventos. Os músicos afirmam que os cachês a serem pagos pelos festejos juninos ainda estão em atraso.
Segundo o presidente do Sindicato dos Músicos de Sergipe (Sindimuse), Tonico Saraiva, que fez a denúncia, ainda não foi efetuado o pagamento das apresentações do Forró Caju, realizado pela administração municipal, e nem do Arraiá do Povo, realizado pelo Governo do Estado, em junho deste ano.
Em maio, o Ministério da Cultura (MinC) anunciou a liberação de R$ 16 milhões para Sergipe em auxílio aos festejos. Aracaju ficou com uma parcela de R$ 4 milhões para organizar os eventos que ocorreram nos Mercados Centrais e simultaneamente em alguns bairros da capital, com o Forró nos Bairros. O valor cobriria os custos das atrações locais e nacionais, mas os artistas sergipanos garantem que não receberam.
“O que ficou com a cultura sergipana, aos músicos da terra, foi muito pouco. Foi um ‘São João’ bom para os artistas de outros estados que vieram ganhar esse dinheiro aqui, e que inclusive já receberam. Já os daqui, ninguém recebeu nada até agora”, disse Saraiva ao Jornal da Cidade. Tonico relata ainda que muitos artistas tiveram que financiar o Forró Caju, com locação de veículos, instrumentos e alimentação, e hoje passam por dificuldades financeiras.
Os músicos sergipanos participaram do Forró Caju através de um Edital. O sindicato denuncia ainda que o processo para a escolha dos músicos foi ‘fraudulento’ desde a convocação, já que muitos ficaram de fora da seleção. Ainda de acordo com Tonico Saraiva, a direção do sindicato não é recebida pela administração municipal e permanece sem respostas.
A assessoria de comunicação da PMA informa que o pagamento dos artistas depende da verba do Ministério da Cultura que ainda não foi liberada. Segundo a PMA, o trâmite legal para liberação por parte do Governo Federal segue sendo executado e “assim que for liberado, a Prefeitura efetuará todos os pagamentos”, já que para a liberação é preciso atender às determinações do MinC.
Através de nota, a Secretaria de Estado da Cultura disse também que faltam os recursos do Ministério da Cultura para o pagamento dos que participaram do Arraiá do Povo. A pasta aguarda o repasse para efetuar os pagamentos.
*Com informações do Jornal da Cidade e do Cinform


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos