Na véspera do dia D, Sergipe confirma primeiro caso de sarampo
Um adolescente de 15 anos contraiu a doença durante viagem à Manaus Cotidiano | Por F5 News 17/08/2018 13h59 - Atualizado em 17/08/2018 14h40Foi confirmado nesta sexta-feira (17), o primeiro caso de sarampo em Sergipe. Segundo o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), um adolescente de 15 anos teria contraído a doença durante uma viagem à Manaus, onde está ocorrendo um surto da doença.
De acordo com o laboratório, outros casos de suspeita da doença foram notificados, mas somente esse teve o resultado positivo. A confirmação chega no momento em que a baixa procura pela vacina tem preocupado a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Segundo a gerente Estadual de Imunização, Sândala Teles de Oliveira, na primeira semana de vacinação, foram imunizadas, em Sergipe, 24.300 crianças contra a pólio, o que representa apenas 18% do público-alvo da campanha e 23.800 para sarampo (17,8%).
A campanha começou no último dia 6 e segue até o próximo dia 31, é uma ação que envolve todos os postos de saúde do país e tem como público alvo, crianças de 1 a 4 anos e 11 meses e 29 dias. Neste sábado (18), é o dia D de Vacinação, e a expectativa é que os pais se conscientizem e esse quadro mude para que o Estado atinja a meta nacional de 95% e as crianças fiquem protegidas.
Casos de sarampo
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo - em Roraima e no Amazonas. Até a terça-feira (14), foram confirmados 910 casos no Amazonas, onde 5.630 outros casos permanecem em investigação. Já em Roraima, são 296 casos confirmados e 101 em investigação.
Há ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados e relacionados à imigração nos seguintes estados: São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).
Até o momento, foram confirmadas no Brasil seis mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros).


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos