Verão faz crescer a ocorrência de picadas por escorpiões em Aracaju
Calor forte favorece surgimento desse tipo de aracnídeo; confira como se proteger Cotidiano | Por Laís de Melo 29/01/2021 16h10No mínimo cinco pessoas foram picadas por escorpiões nas últimas 72 horas em Aracaju, todas atendidas no setor de urgência de um hospital privado na capital, conforme informações obtidas por F5News. Acidentes desse tipo tendem a crescer no período do verão, quando as temperaturas estão mais elevadas e os escorpiões passam a aparecer com mais frequência.
Uma das vítimas foi a arquiteta Sheila Trope, moradora do bairro Aeroporto. Ela relatou ao F5 News que sentiu uma picada muito forte no pé, no entanto, não conseguiu ver a origem no momento. Ao procurar uma unidade hospitalar da rede privada, na última quarta-feira (27), se deparou com outras duas pessoas passando pela mesma situação.“Lá tinham dois casos de picadas de escorpião, por isso desconfiei que pudesse ter acontecido o mesmo comigo. No outro dia, ao acordar, meu esposo pegou o travesseiro por baixo e sentiu uma fisgada. Era o escorpião. Estava bem debaixo do travesseiro. Mas, graças a Deus, não picou fortemente meu marido”, disse.
Após receber tratamento médico, Sheila retornou para casa e teve uma noite difícil, com muita dor e dormência na perna afetada, até a altura do joelho. “O médico disse que o processo inflamatório é de três dias”, acrescenta.
Outro acidente com escorpião aconteceu também na quarta-feira (27) no bairro Castelo Branco. O marido da profissional de Marketing Dany Farias foi picado na coxa ao vestir uma calça. “Ele gritava de dor, corremos para o hospital, e enquanto aguardávamos para o procedimento médico, chegaram duas mulheres que tinham também sido picadas por escorpião, uma delas morava no bairro Coroa do Meio”, contou ao F5News.
Dany vive há dois anos na mesma residência e já encontrou cerca de cinco escorpiões no local desde dezembro do ano passado, no entanto, ninguém da família tinha sido vítima, até a quarta-feira passada. Ela garante que toma muito cuidado com buracos, e acredita que os escorpiões são oriundos de uma casa abandonada, vizinha à dela.
“Estamos sempre olhando dentro dos sapatos, mas a gente não imaginaria que ele estaria dentro da calça. Ficamos assustados, mas o médico disse que o tipo de escorpião que picou meu marido não é letal em adultos, mas pode ser perigoso para crianças e idosos”, relata.
Cuidados - De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju, em 2020 foram 602 ocorrências de picadas de escorpião na cidade. A orientação é para que a população redobre os cuidados no período de verão, examinando sempre as roupas a serem vestidas, peças de cama e banho e calçados, antes de usá-los. Além disso, a Secretaria recomenda aos moradores da capital que não deixem madeiras e outros entulhos amontoados nos quintais, pois são ambientes favoráveis para o abrigo e reprodução dos escorpiões.
Também é preciso evitar rachaduras ou buracos nas residências, bem como manter limpos e tampados os ralos, já que são a principal porta de entrada dos escorpiões nos imóveis.
Segundo o supervisor de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju, José Bomfim, as duas espécies de escorpiões encontradas em Sergipe apresentam baixa letalidade, no entanto, as reações podem ser distintas em cada indivíduo. “A última morte por picada de escorpião em Sergipe tem quase 30 anos, mas isso não quer dizer que não possa acontecer”, alerta.
Ainda conforme Bomfim, a melhor forma de se prevenir contra acidentes com escorpião é barrando a entrada dele na residência. “Ele se alimenta de barata, então, se a pessoa tiver o controle de barata dentro de casa, naturalmente o escorpião não vai ter interesse em ir para lá. E também é importante saber que a porta de entrada do escorpião são os esgotos, já que é por onde ele procura alimento. Portanto, deve manter ralos fechados. Não é recomendado utilizar inseticida para combater”, informa.
Escorpião é um animal que possui vários predadores, segundo Bomfim, e por isso ele está sempre escondido. Locais com entulho, por exemplo, podem facilmente ser utilizados como abrigo do animal, por isso devem ser evitados.
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), conta com o serviço de Cata-Treco, específico para o recolhimento de resíduos recicláveis, restos de material de construção, objetos eletrônicos etc. O serviço funciona todas às segundas, terças e quintas-feiras, seguindo cronograma semanal dos bairros, divulgados preliminarmente nas redes sociais da Emsurb, bem como no site da prefeitura. Moradores dispostos a fazer a retirada de entulho do quintal para evitar acidentes com escorpião, podem solicitar a coleta do material por meio da ouvidoria da entidade, no número 3021-9908, ou pelo e-mail ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br.





