No Dia Mundial do Meio Ambiente, teatro em prol da educação ambiental
Caatinga é o tema central de todas as comemorações
Cotidiano 05/06/2012 22h00

Por Sílvio Oliveira

"As Sujeiras de Dona Lixo no Planeta Terra" foi o título da peça encenada pelo grupo Raízes, na tarde desta terça-feira, 05, entre os calçadões das ruas Laranjeiras e João Pessoa, no Centro de Aracaju (SE), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O teatro foi a forma encontrada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para chamar atenção da população de que Sergipe é um estado pequeno, mas que merece uma atenção especial por conter ricas fauna e flora, a exemplo do bioma de caatinga, tema das comemorações deste ano.

O grupo Raízes mostrou a importância do recolhimento e da destinação correta do lixo, defendendo inclusive que quem suja deve ser punido. Além do teatro, fotografias da fauna e da flora da mata atlântica e da caatinga sergipanas, expostas em painéis, chamaram atenção em meio ao corre-corre dos transeuntes nos calçadões.

“Queremos socializar a ideia de que, apesar de o Estado de Sergipe ser pequeno, há uma diversidade que merece uma atenção. Temos uma grande biodiversidade e aqui ainda há áreas que disponibilizam grandes serviços ambientais”, destacou Valdineide Santana (foto ao lado), superintendente de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Florestas da Semarh.

Segundo ela, são dias como o do Meio Ambiente que agregam todas as atenções e nada melhor que mostrar à sociedade que a conservação ambiental é obrigação de todos. “Só lembramos quando começa a faltar. Lembramos do solo quando ele desertifica, da amenização das temperaturas, das árvores nas cidades quando está quente. Há o macaco Guigó em Sergipe que pouco se tem sobre ele, mas já está na lista de animais ameaçados do Brasil”, ressalta.

Lançamentos virtuais

Dentro da programação que iniciou nesta segunda-feira (04), também houve lançamentos virtu

ais da Carta Consulta para Regulamentação da Política Estadual de Educação Ambiental, do Mapa Digital do Manguezal de Sergipe, do Atlas Digital de Recursos Hídricos e o do lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos. 

Para o secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes, o vasto programa em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade de mostrar à população as ações e serviços realizados pelo Governo do Estado na área ambiental, tendo como referência a Unidade de Conservação Monumento Natural Grota do Angico, criada pelo governo para preservar o bioma caatinga, e a Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, criada para preservar a Mata Atlântica, e cumprir importantes funções ecológicas, científicas, econômicas e sociais. "Comemorar o Dia do Meio Ambiente é também uma forma de engajar a população em atividades de conscientização ambiental", resume.

Fotos: Sílvio Oliveira

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos