Nova sede do Instituto Médico Legal ampliará capacidade de atendimento do órgão
Obra terá investimentos da ordem de R$ 10 milhões, recursos do Proinveste Cotidiano | Por Agência Sergipe Notícias 16/11/2018 15h00 - Atualizado em 16/11/2018 15h13Com o intuito de garantir agilidade e eficiência na realização de perícias e liberação de corpos, proporcionar um atendimento acolhedor às pessoas que dependem desse tipo de serviço em vida, além de assegurar melhores condições de trabalho aos profissionais da área, o governo de Sergipe está construindo a nova sede do Instituto Médico Legal (IML).
Com investimentos na ordem de R$10.494.091,20 do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste), as obras da primeira etapa da nova sede do Instituto Médico Legal (IML), localizada na Avenida J no Povoado Taiçoca de Fora em Nossa Senhora do Socorro, ganha novos contornos a cada dia.
Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, alguns serviços estão com 30% de execução. “Já concluímos a subestação de energia e grande parte do estacionamento em paralelepípedo. No bloco dos vivos estamos finalizando a terraplanagem e executando a última cortina em estaca hélice contínua. Já no bloco dos mortos, temos 30% dos pilares edificados, executamos toda a laje do piso, bem como a instalações elétricas e rede de água e esgoto e finalizando os serviços de drenagem”, detalhou.
A nova sede
Projetada com um conceito contemporâneo condizente com a necessidade a que se destina, a nova sede do Instituto Médico Legal terá 2.500,00 m² de área construída em um terreno de 17.400,00 m², sendo dividido em três blocos: dos vivos, dos mortos e de serviços essenciais, todos interligados por uma passarela elevada. O primeiro será composto por recepção, sala de necrópsia, laboratório, sala médica, geladeiras, incinerador, ossário, sala de podres, vestiários, copa, lavanderia, dormitórios para funcionários e três velatórios. Já o segundo, contará com recepção, salas para sexólogo, assistente social, odontologia, raios-X, reuniões, arquivo informativo, copa, administração, secretaria, diretoria, coordenadoria, sanitários, além de quatro salas médicas e mais quatro de espera.
O último bloco será destinado aos serviços básicos e terá lavanderia cujas dependências terão dois ambientes de separação, acabamento, casa de lixo, sanitários e castelo d’água com reservatório superior e capacidade de 27.500 litros e inferior com capacidade para 41.000 litros. A área externa terá pavimentação em bloco granítico, 86 vagas de estacionamento (10 para pessoas com dificuldades de locomoção e 20 para idosos) e sistema de irrigação para as áreas gramadas e de tratamento de esgoto (DAFA/Filtro/Sumidouro), duas guaritas e duas lanchonetes.
Edifício moderno
Valmor Barbosa destaca que o novo IML atende a uma demanda antiga. “A atual sede tornou-se pequena diante da necessidade natural da prestação dos serviços para os 75 municípios sergipanos, razão essa para que o projeto resulte em um edifício moderno que envolve o conhecimento técnico de profissionais de diversas áreas da engenharia e todas as estruturas planejadas para ampliar a capacidade da realização dos trabalhos e proporcionar um atendimento humanizado a população”, explicou.
O secretário acrescenta que comodidade e segurança foram fatores preponderantes na concepção da obra. “Na pavimentação interna e nas áreas de circulação serão aplicados pisos de alta resistência, revestimento cerâmico nas áreas molhadas, forro de gesso acartonado e cobertura em estrutura metálica e fibrocimento. Também implantaremos rede de combate a incêndio com hidrantes, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, climatização, sistema de sonorização, comunicação visual com placas indicativas comuns e em Braille e de informação sobre os setores, além de acessibilidade para todos os ambientes, o que garantirá uma estrutura adequada aos profissionais e, por conseguinte, agilidade e eficiência no atendimento às pessoas que procuram a instituição em situações muito delicadas de suas vidas”, ressaltou.
Ampliação dos serviços
De acordo com o diretor do Instituto Médico Legal, José Aparecido Cardoso a nova sede aumentará as atividades em diversos aspectos. “Haverá situações em que a quantidade equipamentos duplicará e em outras até triplicará. No caso específico da necropsia, atualmente a sala comporta até 28 corpos, porém, na nova sede essa quantidade chegará a 60. Teremos ainda uma sala especifica e preparada pra receber corpos em avançado estado de putrefação e o atendimento aos vivos (exames de lesões corporais) será ampliado, pois iremos dispor de um número maior de consultórios, o que permite que mais médicos atendam simultaneamente”, afirma.
Ele reitera que algumas ações realizadas em pequena escala terão maior abrangência, bem como surgirão novos serviços. “Com as novas instalações, o setor de antropologia que se encontra em estágio inicial evoluirá significativamente, uma vez que as novas instalações permitirão melhores condições (iluminação, espaço físico), e uma sala para dissecação de corpos, sem contar que também implantaremos o serviço de assistência social”, explica.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos