O mês de julho chega com temperaturas mais baixas em todo estado
Sergipe tem inverno mais rigoroso dos últimos anos, diz meteorologista Cotidiano | Por Aline Aragão 01/07/2020 07h00O inverno começou oficialmente no último sábado (20) em todo Hemisfério Sul, mas em Sergipe, as chuvas chegaram ainda no estação passada deixando o solo na condição ideal para a agricultura, uma situação que, segundo o Centro de Meteorologia do Estado, deve continuar nos próximos meses. Mas o inverno deste ano não será só de chuva, chega rigoroso, com ventos intensos e temperaturas mais baixas em todo estado.
Segundo o meteorologista Overland Amaral, esse clima mais ameno já é sentido em muitos municípios, mas entre os meses de julho e agosto o frio irá predominar, principalmente, nas regiões mais elevadas, como o Agreste e Alto Sertão do estado.
Entre os municípios que devem registrar as menores temperaturas estão Nossa Senhora da Glória, Carira, Simão Dias, Lagarto, Riachão do Dantas e Poço Verde. “Nessas localidades, a elevação de altitude interfere na queda da temperatura através da circulação de massas e ventos frios que predominarão no interior do estado", explica Overland.
Em Riachão do Dantas, mais especificamente o povoado de Palmares, local em que já foram registrados em torno de 13ºC e 14ºC, durante o inverno, a altitude pode chegar acima de 400 m, "legitimando-a como a região mais fria de Sergipe".
O meteorologista diz ainda que uma característica desse inverno são os ventos fortes, vindos do Sul e Sudeste sobre o mar, que devem durar até setembro, podendo atingir 50 km. "Eles atingirão a costa litorânea, provocando ressacas e grandes ondas", afirma Amaral.





