Obras de esgotamento sanitário na Farolândia estão 60% concluídas
Cotidiano 05/11/2012 09h55

O trabalho de implantação de esgotamento sanitário, executado pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), atende ao conjunto de obras que vai dobrar a cobertura da coleta e tratamento de esgoto em Aracaju. Com investimento superior a R$ 90 milhões provenientes de recursos dos governos Federal e do Estado, sete bairros são beneficiados de um só vez com a iniciativa que mira o avanço da qualidade de vida dos aracajuanos. Entre as localidades atendidas está o bairro Farolândia, onde 60% dos serviços já foram executados e devem ser concluídos até abril de 2013.

Além de modernizar o sistema de saneamento da região, a construção de toda a estrutura de esgoto na Farolândia contribuirá para o processo de despoluição dos manguezais e do rio Poxim. É o que garante o engenheiro da Deso, Edson Barreto. Ele explica que para os benefícios serem colocados em prática o cronograma da obra atende a um projeto criterioso que prevê não só a implantação das redes de esgotamento.

“Estão sendo construídas também duas Estações Elevatórias de Esgoto, que serão responsáveis por transportar o material coletado para receber o devido tratamento. Com as novas redes, o esgoto que era despejado de forma clandestina nos manguezais passará a receber o tratamento adequado na Estação de Recuperação de Qualidade Sul, localizada no bairro Santa Maria”, explica o engenheiro.

O diretor-presidente da Deso, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, afirma que investimentos desta natureza geram ganhos em diversas frentes. “Obras de esgotamento sanitário são fundamentais por garantirem mais saúde para população e, ao mesmo tempo, a preservação ambiental das localidades atendidas. O reflexo desses esforços é o compromisso em assegurar que a dignidade humana seja respeitada”, defende.

Para a funcionária pública Maria Flora Santos, moradora do bairro há 20 anos, apesar dos transtornos causados pelas obras, os resultados esperados são mais significativos. “Como em toda obra, ninguém gosta de ver poeira, lama e o barulho de máquinas na porta de casa. Porém, vejo tudo isso com bons olhos, porque sei que as vantagens serão sentidas por todos os moradores”, afirma. A estimativa é que na Farolândia quase duas mil ligações de esgoto sejam feitas.

Outros bairros

Em Aracaju, os investimentos do Governo do Estado e Governo Federal em saneamento básico também são empreendidos pela Deso no São Conrado, Ponto Novo, Coroa do Meio, Jardins, Atalaia e Grageru. As empresas executoras dos serviços são a Camel Contruções LTDA, MRM e Copal Engenharia. Dentro deste mesmo conjunto de obras, o município da Barra dos Coqueiros também já foi contemplado.

Fonte e foto: Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso)

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos