Ocupação: famílias aceitam realocação para galpão no Siqueira
Reintegração de posse aconteceu após uma jovem ter sido baleada Cotidiano | Por Will Rodriguez 12/05/2018 10h45 - Atualizado em 12/05/2018 11h42Uma operação dos órgãos de segurança está sendo executada neste sábado (12) no bairro Coroa do Meio, zona sul de Aracaju, para dar cumprimento à ordem judicial de reintegração de posse de um terreno da Prefeitura Municipal, ocupado por famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) há uma semana.
No local havia ainda um clima de tensão, acentuado pela confusão da última noite quando uma jovem foi baleada por disparos que supostamente teriam sido desferidos pela Guarda Municipal após uma abordagem a indivíduos flagrados com entorpecentes.
Segundo Igor Mateus, um dos integrantes do movimento que lidera a ocupação 'Marielle e Anderson Vivem', embora já tivessem sido notificados sobre a ordem judicial que deveria ser cumprida em até 10 dias, os ocupantes foram surpreendidos com o cerco da Polícia Militar ao local por volta das 4 horas da madrugada. “Não houve nenhum aviso prévio”, contou ao F5 News.
Equipes da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Emsurb e Samu também participam do esquema montado para efetivar a remoção dos barracos e realocação temporária da famílias para um galpão no bairro Siqueira Campos, zona oeste da capital.
Por volta das 10h30, pessoas que estavam fora da ocupação foram autorizadas a voltar para a área, onde foi realizada uma assembleia do movimento que decidiu aceitar a proposta de realocação.
De acordo com a Prefeitura de Aracaju, por volta de 11h30 os barracos começaram a ser desmontados e a Assistência Social disponibilizou ônibus e caminhões para fazer o transporte das pessoas e de seus pertences.
O subinspetor Fernando Mendonça, comandante da Guarda, disse a reportagem que só se manifestaria após a operação, coordenada pelo major Jorge Cirilo, da PM.
Representantes da Defensoria Pública e da Comissão de Direitos Humanos da OAB acompanham a situação. Eles chegaram a impetrar no Tribunal de Justiça de um pedido de reconsideração da liminar que determinou a reintegração.
Por conta da operação, o tráfego de veículos na Avenida Mário Jorge para quem se desloca sentido Orla da Atalaia está sendo desviado e, por isso, o fluxo é lento. Agentes de trânsito da SMTT orientam os motoristas.
[GALERIA][/GALERIA]


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos