Sergipe
Operação desarticula grupo que disputava tráfico de drogas no Sertão
Ao todo, 15 mandados de busca foram cumpridos na operação em Porto da Folha
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 05/12/2019 10h47

 

Uma investigação de cerca de um ano contra o tráfico de drogas e homicídios resultou em uma operação na cidade de Porto da Folha, sertão de Sergipe, e municípios vizinhos desde as primeiras horas desta quinta-feira (5). A ação, integrada com as Polícias Civil e Militar, levou à prisão de um ex-presidiário e outras quatro pessoas morreram em confronto. 

Ao todo, 15 mandados de busca foram cumpridos na operação que segue em andamento e poderá ter novos desdobramentos. Drogas e dinheiro apreendidos na ação estão sendo contabilizados; quatro armas também foram localizadas com integrantes do mesmo grupo criminoso, segundo a polícia.

Um homem identificado como José Ronilson Gomes Soares, ex-presidiário, foi preso e outros quatro  - identificados como Aderlan Marques da Silva, Antônio Freire dos Santos, Wesley Cardoso Santana e José Teixeira de Souza Neto - morreram em confronto. Segundo a polícia, os supeitos não obedeceram à ordem policial, reagiram e foram baleados; chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.

A operação foi desencadeada com o advento da evolução dos índices de criminalidade na região que, conforme as investigações, era decorrente da guerra do tráfico entre grupos opostos, o que que culminou em sete homicídios.

Segundo o coordenador das delegacias do interior, Jonatas Evangelista, os suspeitos atuavam nos municípios do Sertão e Médio Sertão sergipano, considerados de alta periculosidade e agiam com violência na disputa pelo tráfico.

"A partir de estudos estatísticos percebemos o aumento sensível nos índices, os trabalhos foram retomados, algumas investigações aprofundadas e operações executadas recentemente, a exemplo desta semana em Dores, em que três pessoas foram presas", disse. "O nome da operação Seven tem alusão aos sete mortos na guerra do tráfico, as pessoas envolvidas foram identificadas", completou o delegado.  

A ação policial, comandada pelo delegado Neverton Rodrigues de Porto da Folha, aconteceu ainda em Canindé de São Francisco, Monte Alegre, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora das Dores, com o apoio das equipes de Glória e Dores, além do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), Coordenadoria da Polícia Civil, policiais militares da Companhia de Caratinga, COE, Grupamento de Ações Tática do Interior (Gati), Batalhão de Choque e 4º BPM. 

De acordo com a Polícia Civil, as investigações devem continuar com o objetivo de elucidar os crimes e prender outros possíveis envolvidos.
 

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares