Operação prende mais de 90 suspeitos de violência contra a mulher
Acusados respondem a processos por feminicídio e violência doméstica Cotidiano | Por F5 News 24/08/2018 12h16 - Atualizado em 25/08/2018 11h39A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (24), a operação Cronos que teve como objetivo cumprir mandados de prisão relacionados a casos de feminicídio, homicídio contra a mulher e descumprimento de medidas protetivas garantidas pelo Judiciário. Em Sergipe, mais de 90 pessoas foram presas durante a ação que contou com mais de 300 policiais.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram efetuadas sete prisões por descumprimento da Lei Maria da Penha, uma pelo crime de feminicídio, 11 por homicídios, 60 decorrentes de outros mandados, além de 11 prisões em flagrante e da apreensão de um adolescente por ato infracional de homicídio.
A Operação Cronos é coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis. A ação foi definida em julho, durante reunião com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.
Segundo o ministro, essa megaoperação é o exemplo, na prática, do funcionamento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) com a integração das polícias com o Ministério Público e o Poder Judiciário que, neste caso, tem o objetivo de combater a violência, especialmente o feminicídio.
As investigações também contaram com o apoio da coleta de material genético que deve chegar a um banco de dados até o fim do próximo ano com 130 mil DNAs coletados. “Quando ocorrer um estupro, um feminicídio, é possível fazer a comparação do material genético encontrado na cena do crime com os DNAs”, disse Jungmann. “Dá velocidade, precisão, e permite a elucidação de crimes.”
O nome da operação, Cronos, é uma referência à supressão do tempo de vida da vítima, reduzido pelo autor do crime.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos