Pacientes podem reagendar procedimentos suspensos durante greve
Após mais de 100 dias paralisados, médicos voltam a trabalhar em postos da capital Cotidiano | Por Agência Aracaju 12/11/2018 18h33Com o término da greve dos médicos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está organizando o fluxo de atendimento de consultas e exames que foram suspensos no período de paralisação dos servidores. As Redes de Atenção Especializada (Reae) e de Atenção Primária (Reap) já estão com condutas firmadas desde o início da manhã desta segunda-feira (12).
A paralisação iniciou no dia 20 de julho e seguiu até última sexta-feira (9), quando os médicos decidiram pelo fim do movimento paredista, após serem recebidos, na tarde da última quinta-feira (08), pela secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, e demais gestores da SMS.
O Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Siqueira Campos, por exemplo, está entrando em contato com os usuários que tiveram as consultas e exames marcados para fazer um novo agendamento.
“No Cemar Siqueira Campos tivemos pouca demanda porque depois de alguns dias de greve dos médicos, o Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) fechou as agendas, deixando de encaminhar as demandas para aquela unidade. Por isso, ao longo desta semana, estaremos reagendando os procedimentos por telefone”, explicou a coordenadora da Reae, Maria Auxiliadora Brito.
Já no caso dos procedimentos suspensos que foram marcados para o Cemar Augusto Franco, os usuários estão sendo orientados a retornar às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência.
“Como não se sabia quanto tempo iria durar a greve, o Nucaar não fechou as agendas do Cemar Augusto Franco. Por isso, os usuários foram orientados a dar entrada novamente através das UBS onde são cadastrados. Uma vez recadastrados, os gerentes das unidades vão solicitar ao Nucaar prioridade para que estes procedimentos a fim de não prejudicar ainda mais esses usuários”, acrescentou a coordenadora.
Atenção Básica
A Rede de Atenção Primária (Reap), responsável pelas UBS, também está reorganizando o seu fluxo. Segundo a coordenadora da Reap, Monalisa Fonseca, os gerentes das unidades já foram orientados a como proceder quando os usuários forem remarcar os procedimentos suspensos no período da greve.
“Para o reagendamento das consultas e exames dos pacientes que pegaram este período de greve, o usuário deve seguir a seguinte orientação: procurar a UBS da sua área, onde o paciente é cadastrado, ir até o setor de marcação e ver com o gerente da unidade, o qual já está orientado a inserir novamente este agendamento. Internamente, a SMS vai proporcionar um tratamento diferenciado, ou seja, vai dar prioridade a essas pessoas que perderam os procedimentos na data antes estipulada por causa da greve destes profissionais”, informou Monalisa.
Primeiros atendimentos
A auxiliar de cozinha, Katylin da Silva, falou da necessidade de usar o serviço público de saúde e da importância do retorno dos profissionais aos postos de trabalho. "Minha filha precisava fazer uma cirurgia corretiva nas orelhas. Vim várias vezes, e os médicos não estavam atendendo. Já tinha feito consultas com a médica, e só faltava marcar a cirurgia. Agora, como todos já voltaram, tudo vai se normalizar", opinou.
O estudante Wlysses Menezes, também não conseguiu atendimento por conta da greve, retornou hoje ao Centro de Especialidades Médicas para regularizar a situação. "Eu vinha para o Cemar e, por várias vezes, tive que voltar pra casa. Mas logo após o fim da greve, já me ligaram e logo vim para receber o atendimento", falou.
Já o advogado Cláudio Resende, falou sobre o fim da greve e sobre o alívio de saber que os médicos estão de volta. "Sei que a greve é direito do funcionário, mas a população é quem estava sofrendo. Acredito que agora, com o retorno dos médicos, a situação irá melhorar", enfatizou.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos