“Padre Carvalho não merece isso. Ele estava passando mal. Chorando”
“Todo ex-aluno se espelha no padre Carvalho. Estamos sofrendo muito” Cotidiano 25/05/2012 19h54Por Joedson Telles
Bastante abalado com a demissão, o Monsenhor Carvalho não aceitou o convite – ao menos neste primeiro momento – para fazer parte do conselho diretor que auxiliará o novo diretor do Colégio Arquidiocesano. Ao comentar o assunto, na manhã de hoje na Ilha FM, ele limitou-se a dizer que estava saindo da direção da escola porque “eles querem dar uma outra dimensão ao colégio. Mas não tenho mágoas de ninguém. Saio tranquilo. Com a certeza do dever cumprido”.
O padre Carvalho, segundo alguns pais de alunos, que foram à Cúria, na tarde de hoje, tentar sensibilizar Dom Lessa a mudar de ideia não obtiveram sucesso. Dom Lessa até recebeu uma comissão improvisada de pais de alunos, mas apenas repetiu o que já havia dito à imprensa. Insatisfeitos, os pais prometem retirar seus filhos da escola.
“O Monsenhor Carvalho está muito debilitado por conta disso. Estamos vendo isso como um golpe contra o Monsenhor Carvalho. Ele é uma pessoa lúcida, capaz e competente como ele não existe para estar à frente da escola. Padre Carvalho não merece isso estava passando mal. Chorando”, disse a ex-aluna e, hoje, mãe de aluno do Arqui Josevânia Santos.
Segundo Josevânia, o padre Carvalho só deveria deixar a direção do colégio por vontade própria. “Só quando ele dissesse: ‘eu quero sair’, ou num caixão. Como pais de alunos, não aceitamos isso. Estamos revoltados e ao lado do Monsenhor Carvalho. Ele merece respeito. E nós, como pais de alunos, também merecemos. Eu matriculei meus filhos no Arquidiocesano muito mais pelo padre – uma pessoa de respeito. E ele tem emprestado o seu nome para esta escola durante mais de 50 anos. E a credibilidade é mais por conta disso. Ele é uma pessoa de caráter, honesto e competente”, observou.
Também ex-aluno e pai de aluno do Arquidiocesano, o empresário André Barreto, lamentou o episódio, sobretudo, por partir da Igreja Católica, que tem a obrigação de dar o exemplo do amor. “Todos nós ex-alunos estamos muito tristes com a Igreja Católica por essa decisão. É uma falta de respeito retirar o padre Carvalho por ter 85 anos. Ele merecia uma transição devagar, que ele nunca saísse do colégio. Ele colocou pedra por pedra. Nunca precisou de Arquidiocese. É uma grande instituição de ensino e ele criou sozinho sem ajuda de padre nenhum e nem da Arquidiocese. Quando soube da notícia fiquei revoltado”, desabafou André.
De acordo com o empresário e ex-aluno, houve uma falta de respeito muito grande da Igreja Católica com o padre Carvalho, principalmente do arcebispo Dom Lessa pela forma abrupta com se deu a saída de Carvalho. “O padre Carvalho representa para o Arquidiocesano o que o Para João Paulo II representa para nós católicos. Toda criança gosta do padre Carvalho. Todo ex-aluno se espelha nele. Estamos sofrendo muito. Você não pode imaginar como éramos tratados por ele. E hoje ele trata nossos filhos com o mesmo carinho, amor e atenção. Estou vestido de preto em protesto a violência com que o bispo Dom Lessa retirou padre Carvalho de sua criação”, lamentou.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
