Pais devem ter cuidados ao escolher brinquedos
Cotidiano 11/10/2011 10h40Por Eliene Andrade
Um alerta aos pais que deixaram para comprar o brinquedo de seus filhos para última hora. É preciso ter cuidado na hora da escolha do produto, pois uma simples peça pode se tornar em uma grande dor de cabeça. Quem chama a atenção é a diretora da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon) em Sergipe, Gilza Brito. Segundo ela, o consumidor deve observar todas as informações contidas nos brinquedos. O selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) é a garantia da qualidade do produto comprado. Por isso ele deve ser sempre observado nas embalagens, assim como a indicação da faixa etária.
De acordo com Gilza, o cliente que tiver qualquer problema com os brinquedos deve imediatamente procurar o órgão para registrar a ocorrência. “A fiscalização não é feita pelo Procon e sim pelo Inmetro, mas orientamos que o consumidor que tiver problemas com o produto deve nos procurar. O cliente tem que ficar atento às orientações dos fabricantes contidas nos brinquedos. Informações como, validades e selos de qualidade devem ser analisados”, orienta.
Inmetro
O Inmetro realizou em todo o país, por meio de seus órgãos delegados nos Estados, a Operação Dia das Crianças. O principal objetivo foi coibir a comercialização de brinquedos e bicicletas infantis sem o selo de identificação da conformidade.
A fiscalização ocorreu em supermercados e lojas de artigos para crianças. Os produtos que não atenderam aos requisitos preestabelecidos em normas e regulamentos técnicos foram sujeitos a interdição, apreensão e aplicação de multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.
Acidentes
Durante três anos o Inmetro realizou um estudo que levantou o número de acidentes causado por produtos infantis. Os artigos infantis (entre brinquedos e materiais escolares) respondem por 15,3% das ocorrências registradas, seguidos por alimentos (12,1%), eletrodomésticos (10,9%) e utensílios do lar (8,3%). O instituto afirma que testes realizado em brinquedos sem o selo foram encontrados metais pesados nos produtos e substâncias que podem fazer mal à saúde.
A dona de casa Ana Carla dos Santos (32) é mãe de três filhos, e para ter sossego procura comprar produtos que não representem risco aos seus filhos. “Eu escolho brinquedos que não tenham pontas e partes pequenas e indicação de idade, assim fico mais tranqüila”, disse.
Com informações do Jornal A Tarde


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos