Paixão define a profissão de Radialista
Nesta sexta-feira comemora-se o dia deste profissional de comunicação Cotidiano 21/09/2012 13h54Por Adriana Meneses
Nesta sexta-feira (21) comemora-se o Dia do Radialista no Brasil. A data foi escolhida para celebrar uma das profissões mais importantes na história da comunicação no país. Foi nesse dia que o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto fixando um piso mínimo para os trabalhadores em radiodifusão.
Paixão e vocação são as palavras que definem os 32 anos de carreira radiofônica do radialista e presidente do sindicato que representa a categoria, Fernando Cabral (foto acima). Para ele, o rádio além de levar entretenimento aos ouvintes é um grande formador de opinião para a sociedade. “Não tenho outra profissão a não ser a de radialista. Vivo do rádio e sei a responsabilidade que nós profissionais dessa área tem em levar informações e educar a sociedade”, disse.
Para Cabral, a profissão de radialista chegaria a ser a melhor do mundo se a categoria fosse mais valorizada pela classe patronal. “Nós radialistas que exercemos um papel tão importante para a sociedade não somos valorizados financeiramente e nosso piso salarial continua sendo péssimo. Seria importante que os donos de emissoras entendessem a importância de nos comunicadores e passassem a pagar salários dignos para
a categoria”, afirmou.Já para o radialista Wagner Walter (foto ao lado), exercendo a profissão há 25 anos, ser radialista é mais que uma realização pessoal, é sentir verdadeiramente o prazer no que faz. “É gratificante ser convidado a entrar na casa, carro ou trabalho de cada ouvinte, oferecendo o que ele deseja e até algo a mais. Ser radialista é ter um objetivo na vida, um ideal, é ter princípios” salientou.
De acordo com informações do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, no estado existem aproximadamente 2 mil profissionais na área. A categoria tem como piso salarial para um turno de 6 horas R$ 964,82 , e para a área artística e R$ 904,53 para o radialista da área técnica.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos

