Palácio-museu realiza mostra de vídeo sobre Zumbi dos Palmares
Cotidiano 30/11/2012 20h10Por Adriana Meneses
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, as portas do Palácio-Museu Olimpio Campus, localizado no centro de Aracaju, foram abertas na tarde dessa sexta-feira (30), para cerca de 80 alunos das escolas públicas estaduais Valmir Chagas e Jackson de Figueiredo que puderam conhecer, em um documentário, a história de Zumbi do Palmares, líder quilombola que marcou a saga da escravidão no Brasil.
De acordo com a coordenadora de Educação e Pesquisa do Palácio-museu, Eliana Borges, esse projeto tem como objetivo viabilizar que os estudantes conheçam a história do Brasil de uma forma lúdica. “Não podíamos deixar que uma data tão marcante para nosso país passasse despercebida. É importante que os alunos conheçam os personagens da nossa história por outros meios fora dos livros, por isso o palácio-museu faz questão de abrir as portas para que eles presenciem os acontecimentos in loco”, disse.
Para o professor de História Andrey Lemos (foto), a exibição do vídeo docum
entário contando sobre a vida de Zumbi dos Palmares é importante para o fortalecimento da identidade negra do Brasil entre todos os membros da sociedade. “Trabalhando com temas como esse podemos combater os preconceitos, o racismo, mostrando para os alunos o legado deixado pelos negros escravizados, fortalecendo a cada dia a identidade da raça brasileira”, afirmou.Após a exibição do vídeo documentário, os estudantes participaram de um debate onde foram discutidos temas relacionados ao Dia da Consciência Negra.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos

