Paralisação parcial de servidores dos Correios continua
Empresa aguarda julgamento do dissídio marcado para o próximo dia 21
Cotidiano | Por Saullo Hipolito 14/09/2020 11h00 - Atualizado em 14/09/2020 20h02

As negociações para a retomada do serviço integral nos Correios continuam. Em greve há quase um mês, os funcionários e a empresa não entraram em consenso na última audiência, realizada na tarde da sexta-feira (11) no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília (DF). O julgamento da ação está marcado para a próxima segunda-feira (21).

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect/SE), a mobilização nacional não acontece por causa de reajuste salarial, mas para a garantia dos direitos em relação ao plano de saúde, que, após decisão liminar do então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, foi alterado.

A paralisação parcial, por tempo indeterminado, foi iniciada no dia 18 de agosto. Desde então os Correios operam com um efetivo que possibilita a entrega de todas as encomendas, além disso, realiza mutirões aos finais de semana para dar conta da demanda.

“A distribuição de objetos está ocorrendo de acordo com a capacidade do efetivo. As ações contingenciais colocadas em prática pela empresa, que incluem os mutirões, são justamente para minimizar os impactos da paralisação para os clientes”, disse ao F5 News a assessoria dos Correios.

Nas últimas quatro semanas, a assessoria informou que foram mais de 187 milhões de objetos postais, entre cartas e encomendas, entregues em todo o país. A rede de atendimento segue aberta e os serviços, inclusive o SEDEX e o PAC, continuam disponíveis. As postagens com hora marcada permanecem temporariamente suspensas – medida em vigor desde o anúncio da pandemia.

Para mais informações, os clientes podem entrar em contato pelos telefones 3003-0100 e 0800 725 0100 ou pelo site.

Como receber as compras

O padrão dos Correios é entregar no endereço indicado pelo remetente. Porém, quando o objeto for endereçado à localidade onde não há distribuição domiciliar ou quando as tentativas de entrega não forem bem sucedidas, a encomenda ficará disponível para retirada na unidade mais próxima do endereço indicado.

Para acompanhar a movimentação de um objeto, basta informar seu código de rastreamento no site dos Correios. Se o sistema já mostrar o nome e endereço da unidade para retirada, o objeto já estará disponível para coleta pelo cliente.

Caso o próprio cliente não possa retirar sua encomenda, outra pessoa poderá fazê-lo, desde que apresentando a autorização cujo modelo consta também no portal da empresa.

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares