Parte de camarote desaba durante show de Xand Avião
Acidente aconteceu durante festa junina em Mossoró (RN) Cotidiano | Por F5 News 08/06/2018 17h50 - Atualizado em 08/06/2018 18h18Parte de um camarote desabou durante o show de Xand Avião no município de Mossoró (RN). O acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira (08), durante o Mossoró Cidade Junina, uma das maiores festas juninas do estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 30 pessoas ficaram feridas.
De acordo com a Polícia Militar, com o desabamento da estrutura, várias pessoas ficaram presas nas grades e foram socorridas com ferimentos leves pelo Corpo de Bombeiros e pela própria PM. Para ajudar no resgate, foram retiradas as grades laterais do camarote para facilitar a saída de quem estava dentro. Algumas pessoas tiveram que ser imobilizadas e encaminhadas a hospitais.
Ao saber desabamento, o cantor Xand, principal atração da noite, interrompeu a apresentação até a situação ser controlada. "Só um tempinho, só um tempinho viu, gente? Galera do camarote vamos ter cuidado na hora de descer aí", disse o artista.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o camarote passou por vistoria e estava liberado para receber até 980 pessoas. A principal suspeita é de que tenha ocorrido uma sobrecarga na estrutura ou em parte dela.
O vídeo abaixo mostra o momento do desabamento e o resgate das vitimas.
Casos semelhantes
No dia 8 de outubro de 2017, parte de um camarote desabou durante o show da cantora Ivete Sangalo, no festival Odonto Fantasy - 26 vítimas foram socorridas pelo Samu e mais de 30 ficaram feridas. A estrutura tinha mais de mil metros² e capacidade para três mil pessoas.
O parecer técnico da Defesa Civil e do Conselho Regional de Engenharia (Crea/SE) apontou falhas no projeto, estrutura e montagem do camarote. Os técnicos dos órgãos de controle concluíram que, dentre os aspectos a contribuírem para o desabamento da estrutura, estão a corrosão, com perda significativa da parte metálica, falta de perícia na montagem com uso de materiais inadequados como prego e arame, além da falta de um projeto estrutural bem especificado.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos