Passeata celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Cotidiano 21/09/2011 10h39Portadores de necessidades especiais participam da abertura da 5º Semana da Acessibilidade e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quarta (21). O dia é celebrado com uma caminhada da Praça da Bandeira, seguindo pela Avenida Barão de Maruim, com destino à Praça Fausto Cardoso.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direito da Pessoa com Deficiência, Gorete Medeiros, essa passeata é importante para chamar à atenção da sociedade e do governo sobre a sensibilização e a compreensão da assessibilidade à todos deficientes, que tem o direito de ir e vir. “Essa é uma caminhada que traz às ruas essa mobilização pela conscientização. A gente tem que olhar para eles com respeito e não com pena, e também temos que viver em um mundo sem barreiras, em respeito a cidadania, é isso o que nós queremos.”, diz.
O evento comemora também o Dia da Árvore. Por este motivo, três mudas de árvore Pau Brasil foram plantadas na Praça da Bandeira. “Como hoje também é o dia da árvore, se junta o útil ao agradável, porque sem árvore nós não podemos viver nesse planeta. É um respeito à árvore e ao cidadão.”, retrata Gorete.
O evento é uma realização do Conselho em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Participaram do evento, a Comissão de direitos humanos, a APAI, o Instituto Pedagógico de Apoio aos Surdo (IPAESE), o Instituto G Barbosa, o Setransp, o Instituto Luciano Barreto Júnior, a Escola Estadual Miriam Melo entre outras associações que atuam em defesa da pessoa com deficiência.
A deficiente Sônia Maria Santos acredita que essa mobilização transmite para a sociedade que deficientes também tem capacidade. “As pessoas que acham que deficiente não faz nada e não tem coragem pra nada isso mostra que a gente tem capacidade pra tudo, até pra fazer passeata”, conta feliz em estar participando pela primeira vez.
Após a passeata, os participantes juntamente com os organizadores do evento, se encontrarão às 19h no Hotel Quality, onde será entregue os troféus a todos os deficientes pela superação.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos