Sergipe
PC: 27 caminhoneiros estão envolvidos com a venda clandestina de combustíveis
Segundo a Polícia, os suspeitos atuavam no interior do estado há pelo menos cinco anos
Cotidiano | Por Saullo Hipolito 09/08/2019 10h30 - Atualizado em 09/08/2019 18h11

A Polícia Civil de Sergipe tem o prazo de dez dias para finalizar o inquérito e remeter a justiça sobre o caso das vendas clandestinas de combustíveis, que aconteciam em alguns municípios sergipanos. Segundo a delegada Maria Zulnária, já são 27 caminhoneiros envolvidos no crime, alguns não são sergipanos e terão que ser ouvidos em outro prazo, o que acarretará em um auto complementar enviado numa outra data para a justiça.

Deflagradas nas primeiras horas da última quinta-feira (8)  no bojo da denominada "Operação Abastecimento Final", as investigações foram realizadas pela Delegacia da cidade de Malhada dos Bois, a partir de informações passadas pelo Disque Denúncia 180. Foram cumpridos sete mandados de prisão e nove de busca e apreensão, nas cidades de Laranjeiras, Capela, Malhada dos Bois, São Francisco, Propriá, Pacatuba e Japoatã.

"O Disque Denúncia detalhou cada passo de cada um dos envolvidos e todas as informações desse conteúdo ficaram comprovadas. Acontecia mesmo todo esse esquema da associação criminosa e individualmente", afirmou Maria Zulnária.

Com a oitiva dos principais alvos, Luis Carlos e o Luis Carlos Filho, ficou confirmado que há mais de cinco anos os crimes desse tipo eram praticados na região. "Infelizmente a comunidade do Baixo São Francisco vê a prática como rotineira, quando chegamos no local já identificamos três flagrantes", disse a delegada.

Com o cometimento do crime, o prejuízo fica para as transportadoras e para os proprietários dos postos de combustíveis, que serão ouvidos até a próxima semana. Além deles, a polícia pretende ouvir a população vizinha e a União, por deixar de recolher os impostos devidos.

Em relação às armas e munições apreendidas durante operação, a delegada Zulnária afirma que não há indícios de homicídio nesse caso."Não descartamos, porque quem tem lucro há muitos anos com um tipo de crime pode ser denunciado, e essa pessoa que denunciou pode ser vítima de uma situação dessa", afirmou.

Os envolvidos responderão por furto qualificado, crime de ordem econômica e associação criminosa. Outras pessoas podem ser identificadas com algum envolvimento no crime no decorrer da semana.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos