PEC dos Jornalistas deve ser votada no próximo dia 16
Senador Valadares conclama categoria a mobilizar-se pela aprovação Cotidiano 01/11/2011 15h45Por Márcio Rocha
A Proposta de Emenda à Constituição nº 33/2009, que retoma a obrigatoriedade de diploma de curso superior para o exercício da profissão de jornalista, será colocada para votação em primeira discussão na sessão ordinária do dia 16 de novembro, quarta-feira.
A informação foi disponibilizada via twitter do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), autor da PEC, relatada pelo senador Inácio Arruda (PCdoB/CE).
O objetivo da proposta é reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal que derrubou a exigência de diploma para o profissional do jornalismo.
Ouvido pelo F5 News, Valadares afirmou que este é o momento em que a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), sindicatos estaduais, jornalistas e estudantes de jornalismo devem se mobilizar e pressionar as bancadas de seus estados para a votação favorável ao diploma.
“Este é o momento em que podemos retomar a democracia na comunicação. Os grandes conglomerados e as grandes corporações não querem o diploma de volta, pois isso torna o jornalismo mais fácil de ser manipulado. Enfrentamos muitos problemas, por várias vezes tentamos colocar a PEC em pauta, mas sempre era rolada para depois. Agora é a oportunidade dos jornalistas terem a sua vez. A valorização da profissão dos jornalistas passa por uma prova de fogo e o apoio da categoria é fundamental, para que a PEC seja aprovada e os jornalistas saiam vitoriosos”, disse o senador ao F5 News.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos