Pediatras não atenderão pelos Planos de Saúde a partir de hoje
Usuários devem procurar o Procon ou a ANS Cotidiano 06/02/2012 14h46Por Fernanda Araujo
Pediatras permanecem com a decisão de não atender aos Planos de Saúde por 15 dias, exceto aos da Petrobrás e da Unimed. Os pacientes ficarão sem auxílio dos planos a partir desta segunda-feira (6). A decisão foi tomada pela Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe) durante assembleia no dia 26 de janeiro. Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), mesmo com a decisão dos pediatras, os usuários devem ter a garantia do plano de saúde, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
“O plano tem que garantir o pediatra ao consumidor não importa se ele estiver com convênio ou não. Se o plano de saúde não quer pagar, o consumidor deve pegar a nota fiscal de atendimento para que ele seja reembolsado. Se o plano não reembolsar, o consumidor deve registrar a denúncia judicial ao Procon ou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), pelo site ans.gov.br, para que tomemos as medidas cabíveis”, declara a diretora Gilza Brito (foto).
Segundo a ANS, a seguradora deve cumprir o prazo de reembolso ao consumidor e também informar de modo claro qual é o valor a ser reembolsado. Se não o fizer, o consumidor pode exigir o reembolso integral das consultas. O Procon irá apurar os fatos e quanto à suposta lesão a fim de que mais tarde convoque os lados para prestar esclarecimentos.
“O Procon sempre esteve preparado para atender as reclamações da população e estamos à disposição. Mas o Procon não tem como acompanhar se cada consumidor foi atendido ou não. Por isso, é necessário que a própria pessoa denuncie. Terei uma reunião com o secretário de Saúde para me interar mais desta situação”, antecipou Gilza ao F5 News.
Decisão
A categoria resolveu suspender o atendimento por Planos de Saúde no dia 26 de janeiro, mas informa que os usuários não deixarão de ser atendidos visto que receberão o recibo para o reembolso. O motivo foi a falta da apresentação de uma contraproposta à Sociedade sobre o Reajuste dos Honorários para 2012, o qual estabelece o valor da consulta, e a recusa de incluir a Cláusula de Reajuste anual. A Sosepe encaminhou a decisão ao Sindicato dos Médicos de Sergipe e para a Agência Nacional de Saúde.
No período de 13 a 16 de dezembro de 2011 foram entregues as propostas que visam à implantação plena da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos – CBHPM –, porém há 44 dias a Sosepe espera a contraproposta. O atendimento pelos planos voltará a funcionar caso as empresas encaminhem suas propostas.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos