Pediatria da Maternidade Santa Isabel continua com plantão restrito
Não há previsão de resolução do problema, afirma a assessoria Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 08/04/2019 11h35 - Atualizado em 08/04/2019 13h11A pediatria da Maternidade Santa Isabel continuou apresentando problemas na manhã desta segunda-feira (8). As mães que levaram suas crianças com temperaturas elevadas, vomitando ou com quadros de diarreia ao local passaram por transtornos devido à restrição no plantão e à falta de profissionais. Isso porque alguns médicos tiraram um tempo de intervalo durante a manhã, por conta do alto número de crianças atendidas na noite de domingo.
O problema persiste desde a última sexta-feira (5), quando a situação já era dificíl. A assessoria da Maternidade confirmou a superlotação e que o atendimento é restrito. Na noite do último domingo foram contabilizados pela maternidade 135 atendimentos a crianças em 24 horas, sendo que a média diária é de cem atendimentos.
"A urgência pediátrica restrita dá prioridade a pacientes com classificação amarelo e vermelho. Os pacientes classificados verde, são medicados, caso necessário, e o acompanhante é orientado pela equipe do pronto-socorro da demora no atendimento por conta da superlotação", afirmou em nota a assessoria.
As mães que estiveram no local confirmaram a dificuldade encontrada e saíram em busca de outro local para atendimento, com o medo da espera resultar numa morte. "Nós, mães, não queremos saber se a noite foi corrida, queremos reivindicar nossos direitos e que nossos filhos sejam atendidos", relatou uma delas em entrevista ao programa Balanço Geral da TV Atalaia.
Conforme informações da assessoria, quatro pacientes gravíssimos estão na urgência pediátrica, aguardando vaga na UTI Pediátrica, que está lotada. Outros cinco pacientes internados ocupam os leitos rotativos da urgência, já que todos os leitos da Pediatria Internamento também estão lotados.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos