Empoderamento
Peruca é instrumento de autoestima para mulher com câncer
Índices de depressão em mulheres com a doença aumentaram de 7% para 24%
Cotidiano | Por Victória Valverde* 15/06/2019 09h00 - Atualizado em 17/06/2019 10h44

O diagnóstico do câncer afeta a vida de cada pessoa de forma singular. O descobrimento da doença, somado aos tratamentos invasivos e o impacto psicológico resultante, pode gerar uma baixa autoestima e, possivelmente, um caso de depressão. 

Com as mulheres, a situação é ainda mais delicada, já que a quimioterapia – tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes – dentre vários outros efeitos colaterais, pode resultar na queda de cabelo da paciente. 

De acordo com a mais recente pesquisa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), os índices de depressão em mulheres com diagnóstico de câncer - em especial de mama - aumentaram de 7% para 24%.

Devido as pressões sociais e os padrões de beleza que lhe são impostos, a mulher tende a sofrer mais com a perda capilar, já que, culturalmente, o cabelo longo é sinônimo de feminilidade. Para recuperar a vaidade e o bem-estar, muitas passam a fazer uso de acessórios como chapéus, lenços e as famosas perucas. Com isso em mente, várias instituições pelo mundo tomam como missão disponibilizar perucas para pacientes oncológicas.

Banco de perucas

Em Sergipe, uma das instituições que disponibilizam perucas para mulheres com câncer é o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC). O instituto montou um banco de empréstimo com cerca de 100 perucas disponíveis, onde mulheres de todas as idades podem assinar um termo de empréstimo e ficar em posse da peruca por 90 dias. As perucas são confeccionadas com a doação de cabelos de salões de beleza parceiros.

Para realizar o empréstimo, é necessário levar algum documento oficial com foto. A sede do GAAC fica no Bairro Cirurgia, Av. Desembargador Maynard, 654. O número de contato é (79) 3211-5642.

Outra instituição sergipana que oferece perucas é a ONG Mulheres do Peito, só que ela faz a doação do item. Além de doar perucas, a ONG também auxilia mulheres com câncer de mama no diagnóstico, exames e tratamentos necessários. No momento, a instituição encontra-se com quatro perucas para doação, mas o estoque é sempre renovado. Quem tiver interesse, pode entrar em contato através do número (79) 3024-6588.

Autoestima e empoderamento

A aracajuana Hortência Batista (acima), de 47 anos, foi diagnosticada com câncer de mama em 2011, do qual ainda não se recuperou completamente. Hoje, ela faz tratamento para um recém-descoberto câncer na lombar. Além do apoio de familiares e amigos, uma das coisas que mais lhe dá força na sua luta  é o uso da peruca.

Com a peruca, Hortência se renova. A queda de cabelo veio como um choque e mexeu com a sua autoestima e saúde mental. De repente, ela se encontrou na frente do espelho sem nada para passar a mão ou pentear. Quando surgiu a oportunidade de usar uma peruca através da doação da Mulheres do Peito, ela não recusou.

“A peruca traz a vivência do cabelo natural. Faz de conta que o seu não caiu, você coloca na sua mente que aquele cabelo sintético lhe pertence. O tratamento fica bem mais fácil assim. Muitos não percebem que é uma peruca. Me sinto mais nova e estou vivendo muito bem assim”, diz Hortência.

Outra paciente que recebeu a doação da peruca da Mulheres do Peito foi Eliane Melquiades, de 42 anos, que foi diagnosticada com câncer de mama em 2013 e há seis meses com metástase no pulmão. Desde o ano passado, Eliane adotou a peruca na sua rotina e se sente muito melhor assim.

“Careca acho que pareço um homem; com a peruca, sinto-me como uma artista de cinema. Com o cabelo fico muito mais bonita, sensual. A autoestima fica nas alturas”, diz Eliane.

 

*estagiária sob a orientação da jornalista Monica Pinto. 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
" class="contact-button-link cb-ancor facebook" title="Siga-nos no Facebook"target="">" class="contact-button-link cb-ancor twitter" title="Siga-nos no Twitter">" class="contact-button-link cb-ancor whatsapp" >