Petroleiros paralisam atividades
Cotidiano 21/10/2011 10h29Da redação F5 News
Petroleiros de todo o Brasil paralisaram as atividades por duas horas, na manhã desta sexta-feira (21). Os trabalhadores estiveram reunidos no município de Carmópolis e na Fafen. O protesto está sendo organizado pelos 17 sindicatos de petroleiros e pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). Os trabalhadores exigem que a Petrobrás apresente uma contraproposta à pauta de reivindicações protocolada pelos sindicatos.
O diretor do Sindipetro/SE, Alealdo Hilário, explica que a Petrobras vai apresentar uma contra proposta na próxima semana. “Atualmente, os salários são reajustados pelo IPCA, que gera um aumento médio de 7.23%. Queremos que esse repasse seja de 17.23%. Queremos também que as gratificações sejam revistas e incorporadas aos salários. A gente preferiu a negociação para avançar na contra proposta, mas a empresa está irredutível. A empresa, que sinaliza um lucro de quase 30 bilhões no primeiro semestre, investe somente 0,4% na saúde do trabalhador”, disse.
Outro problema levantado pelo diretor são as condições de trabalho dos funcionários. Para ele, as unidades são sucateadas e atribui o aumento no número de acidentes a atual gestão. “O sucateamento das unidades gera acidentes. Em 10 anos foram registrados 11 acidentes nesta atual gestão. Queremos garantir a saúde dos companheiros de todas as unidades. Vamos aguardar a apresentação de uma nova proposta por parte da empresa na próxima semana”, explicou Hilário ao ressaltar que se não houver acordo a categoria fará greve por tempo indeterminado.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos