PF deflagra operação em Aracaju para coibir associação criminosa
Além da capital sergipana, a operação ocorre em mais cinco cidades do país Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 12/07/2018 12h25 - Atualizado em 12/07/2018 12h31Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Federal (PF) desencadeou uma operação em seis cidades do Brasil com o objetivo de apurar associação criminosa entre gestores da Confederação Brasileira da Handebol (CBHb) e de empresas privadas para prática de irregularidades na aplicação de R$ 6 milhões.
Nomeada como Sete Metros, em alusão à penalidade máxima aplicada a quem comete faltas graves nos jogos de handebol, a operação ocorre em Aracaju, onde está localizada a sede da CBHd. De acordo com a Polícia Federal, o Ministério do Esporte repassou o valor de R$ 6 milhões que seria destinado para realização do Campeonato Mundial de Handebol Feminino no Brasil, em 2012, durante o ciclo preparatório para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.
Foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão, por 60 policiais federais. Após investigações, a CBHb recebeu e continua recebendo recursos federais com fundamento na Lei Agnelo Piva (Lei nº 10.2642001), repassados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para aplicação em ações voltadas para o desenvolvimento do handebol no país. Os policiais fizeram buscas na sede da entidade, assim como na residência do presidente licenciado da CBHb, Manoel Luiz Oliveira.
A investigação ainda aponta que na aplicação dos valores recebidos pela entidade, os envolvidos fraudaram licitações, subcontrataram pessoas físicas e jurídicas impedidas de contratar com a União, superfaturaram valores de bens e serviços adquiridos, realizaram pagamentos por serviços não prestados e por bens não entregues e falsificaram documentos nas prestações de contas, incorrendo, por isso, em diversos crimes.
A operação ocorre também em Brasília, e em quatro cidades do estado de São Paulo - São Paulo (capital), São Bernardo do Campo, Santo André e Cotia.
Foram alvos da operação as empresas GRM Serviços Médicos, Nobre Segurança Patrimonial, Flávio Audi Caleb Eventos, ZAS Qualidade de Vida, San Corporation, Photo &Grafia Comunicação, Gera Força Locação de Equipamentos, MR Sport, Orion Serviços de Telecomunicação e Viação Cometa.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos