PM alerta para operação Lei Seca durante o Pré-Caju 2013
Cotidiano 16/01/2013 18h20Fiscalização aos condutores de veículos nas vias de acesso ao Pré-Caju. Esse é o alerta que a Polícia Militar, através da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), faz aos sergipanos e turistas que vão curtir a prévia carnavalesca entre os dias 17 e 20 de janeiro na capital sergipana.
Segundo informações do capitão Fábio Machado, comandante da CPTran, todas as viaturas da Unidade estarão atuando na prévia, de forma a coibir infrações e crimes no trânsito. "Lembramos aos condutores de veículos que a punição para os motoristas flagrados dirigindo embriagados está mais rigorosa. Além de ter a carteira apreendida, o motorista que for flagrado dirigindo bêbado terá de pagar a multa de R$ 1.915,40. Se houver reincidência dentro do período de um ano, o valor dobra novamente e sobe para cerca de R$ 3.830,80", destacou o capitão Machado.
Além da medida administrativa ter o seu valor aumentado, o folião infrator poderá ser conduzido à Delegacia de Polícia Civil, independente de querer se submeter ao exame do bafômetro. "O policial militar terá a liberdade de filmar o cidadão com sinais de embriaguez, arrolar testemunhas no local ou tirar fotos do motorista. Em seguida, será dada voz de prisão e o indivíduo encaminhado à delegacia para ser autuado pelo crime de embriaguez ao volante”, completou o capitão Machado.
Pena aumentada
Nos casos em que o crime de embriaguez causar lesão corporal a terceiros ou morte, for praticado próximo a escolas ou a paradas de ônibus, ou ainda, o condutor não possuir habilitação ou estiver conduzindo adolescentes, idosos ou gestantes, a pena será aumentada, podendo o condutor alcançar de 1 a 14 anos de prisão.
Recomendações
A Polícia Militar recomenda que sergipanos e turistas evitem combinar álcool e direção. “A sugestão é que o folião siga para a festa de táxi, de ônibus ou ainda de carona com amigos que não tenham ingerido álcool. No local também existe a dificuldade de estacionamento para todos, então mais uma vez reforçamos a sugestão de se optar por um transporte alternativo”, concluiu o capitão Machado.
Acidentes
Apesar do número de apreensões e autuações terem aumentado com a implantação da ‘Lei Seca’, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de países recordistas em acidentes de trânsito, com 38 mil mortes por ano, atrás apenas de países como Índia, China, EUA e Rússia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, entre todos os países, estudos da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego revelam que do total de acidentes de trânsito considerados, 30% (trinta por cento) dos casos envolveu o uso de bebidas alcoólicas.
Fonte: Polícia Militar de Sergipe

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
