PM realiza capacitação do projeto Ronda Maria da Penha em Aracaju
Curso será realizado durante toda a semana, com a participação de policiais baianos
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 08/04/2019 11h30 - Atualizado em 08/04/2019 11h36

A Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) realiza durante esta semana o primeiro curso de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. O curso é destinado aos homens da corporação que vão realizar visita às casas, para que eles saibam lidar com a situação e possam tomar as melhores decisões.

Com a participação da equipe responsável pela Ronda Maria da Penha da Bahia e de Sergipe, o curso visa proteger mulheres que possuem medidas protetivas, com a polícia realizando uma aproximação maior às vítimas, reduzindo e fazendo um enfrentamento a esse tipo de crime especificamente.

"São mulheres que afirmo que têm coragem, já romperam o ciclo de violência, foram à delegacia, denunciaram e pediram a proteção, pois ela é solicitada pela mulher. Esse é o momento que ela afirma ao Estado 'eu quero viver' e nesse momento cabe ao Estado entrar em ação", afirmou a comandante da Ronda Maria da Penha da Polícia Militar da Bahia, Major Denice Santiago.

Na Bahia, desde a implantação do projeto, são contabilizadas mais de 4,6 mil mulheres atendidas pelo grupo. "São 199 homens que foram presos, mas o que eu acho mais emblemático e que coloca como resultado é que nenhuma das mulheres a partir da Ronda Maria da Penha sofreu nova agressão. Os feminicídios caíram", afirmou a major Denice Santiago.

Em Sergipe, o projeto já é realizado há um mês em Estância. "Temos pouco tempo para um diagnóstico, mas vale lembrar que foi muito bem aceito pela sociedade do município, as mulheres têm nos procurado para saber como funciona, o que pode ser feito e isso já é um grande avanço", afirmou a comandante da Ronda Maria da Penha da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), capitã Fabíola.

A Polícia Militar ainda não tem previsão de quando a Ronda Maria da Penha vai começar a atuar em outros municípios, mas é objetivo dos militares estender o programa. "É importante que os municípios que tenham a pretensão de receber o policiamento especializado se antecipem e informem a rede de atenção e apoio a essa mulher", afirmou o coronel Paiva.

No primeiro dia o curso contou com 26 políciais. O objetivo é realizar o evento durante toda a semana, com o encerramento acontecendo no município de Estância.

Foto: Saullo Hipolito/ F5 News

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos