Aracaju
PMA incentiva democratização da arte e amplia cursos da Valdice Teles
Cotidiano | Por Agência Aracaju 02/04/2019 12h56

Fomentar o ensino da arte é um importante aspecto que uma cidade inteligente deve adotar. A arte é uma das formas que o ser humano possui de expressar suas emoções, sua história e sua cultura, através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia e equilíbrio. Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importante espaço na sociedade. Dessa forma, a Escola de Artes Valdice Teles, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), mantida pela Prefeitura de Aracaju, proporciona aos estudantes a oportunidade de evoluírem seus conhecimentos nesse meio, além de entrarem em contato com uma enorme gama de cursos.

Este ano, a escola está concluindo um processo de reestruturação física e conceitual. Novos cursos estão sendo implementados, assim como novos locais de ensino. Nos anos anteriores, as aulas aconteciam apenas na sede da escola, localizada na rua Vila Cristina, bairro São José. Agora, os cursos também serão ofertados nos Centros de Arte e Esportes Unificado (CEU) dos bairros 17 de Março e Olaria.

Para esse semestre, foram realizadas mais de 700 inscrições apenas para os cursos básicos. Sobre a expansão para novos locais, o coordenador explica que um dos principais motivos de levar as aulas para outros ambientes é tornar possível a inserção dessas comunidades no mundo das artes.  "Muitas vezes as pessoas ficam impossibilitadas de se deslocarem,  então, é uma forma de incentivar e dizer que nós também estamos com eles. Com as mesmas tintas, estamos lançando novas cores. Com os professores que a gente já tinha no quadro, e alguns novos, conseguimos levar essa expansão. É importante que a linguagem artística, que é uma possibilidade de acesso muito factível esteja em todos os locais da cidade. Estamos muito felizes com o desafio e com a possibilidade de levar a escola para um local onde ela chegava parcialmente. Eu acho que a expectativa é de reconhecer a cidade como um todo cada vez mais. É poder, daqui a pouco, ter frutos sendo gerados e sendo trazidos ao público a partir dessas experiências que nós vamos levar para lá", finaliza sorridente.

A Valdice Teles é um importante centro de formação e aperfeiçoamento de artistas de Aracaju, berço de inúmeros talentos dos mais diversos segmentos e faixas etárias. São oferecidos cursos em diversas áreas, com o objetivo de difundir a cultura e valorizar o potencial dos sergipanos. São mais de 30, opções no campo da música, dança, artes cênicas e visuais. Os cursos são divididos em três turnos: pela manhã, das 8h às 12h, pela tarde, das 14h às 18h, e pela noite, das 18h às 20h, em oficinas semestrais com professores efetivos e concursados. Para o primeiro semestre de aulas, que começará neste mês de abril, foram ofertadas 741 vagas para os estudantes que terão suas aulas no núcleo. O coordenador da escola, Everson Vieira, informa que o leque de cursos está cada vez mais rico. "Lançamos agora novas vagas dentro da linguagem musical  para o curso de guitarra, de bateria e ukulele. Também iremos ofertar cursos de improvisação e harmonia para todos os instrumentos".

Outra novidade a respeito do ensino é que serão oferecidas novas oficinas, como a de linguagem corporal e algumas direcionadas a profissionais já inseridos no mercado, como por exemplo, marketing digital para artistas. "O artista plástico que tem  uma obra relevante que precisa ser exportada para o mundo, mas não sabe lidar com as ferramentas de marketing digital, poderá contar com oficinas para aprender a utilizá-las. Eles irão saber lidar melhor com o público, saber como interagir, quando postar e o que postar", pontua o coordenador.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos