PMA lança segunda-feira campanha ‘Inclusão pela Cidadania'
Cotidiano 17/11/2011 17h00A Prefeitura de Aracaju lança nesta segunda-feira a campanha ‘Inclusão e Cidadania', com o objetivo de abordar adultos, crianças e adolescentes que estão em situações de rua, de trabalho e de mendicância, para oferecer-lhes a oportunidade de serem incluídos nos programas socioassistenciais do município.
A campanha será executada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), será desenvolvida a partir da próxima segunda-feira e durante todo mês de dezembro, tendo como focos a inclusão das pessoas em situação de rua nos programas socioassistenciais - Bolsa Família, cursos de qualificação profissional, por exemplo - e a conscientização da sociedade para a importância de não dar esmolas.
"Precisamos contar com o apoio da sociedade aracajuana para estimular as pessoas em situação de rua a buscarem a melhoria das condições de vida através dos programas e benefícios que disponibilizamos e também da inclusão produtiva, ou seja, do trabalho", enfatizou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.
A campanha visa também atender as necessidades imediatas dessas pessoas em áreas como saúde e educação, por exemplo, viabilizando o acesso de adultos, crianças e adolescentes aos serviços disponibilizados pelo município de Aracaju. "Nosso esforço é para retirar essas pessoas da rua e dar-lhes cidadania", disse Bosco Rolemberg.
Na manhã desta quinta-feira, 17, o secretário reuniu sua equipe de trabalho na Estação Cidadania, para finalizar os preparativos da campanha, reforçar a necessidade do empenho de todos e falar sobre o trabalho de busca ativa que será realizado neste sábado, no bairro Santos Dumont, mais precisamente no conjunto Almirante Tamandaré.
Busca ativa
O trabalho de busca ativa empreendido pela prefeitura é mais uma linha de ação do Plano Aracaju sem Miséria, que deverá ser lançado no próximo dia 24, com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello. A ação teve início no mês passado, no bairro Santa Maria, quando 84 novas famílias foram incluídas no Cadastro Único, habilitando-se a ter acesso a programas como o Bolsa Família, auxílio moradia, Benefício de Prestação Continuada (um salário mínimo para idosos e pessoas com deficiência), à tarifa social de energia elétrica, carteira do idoso e outros.
De janeiro a outubro deste ano, a Prefeitura de Aracaju incluiu 2.956 novas famílias no Cadastro Único e promoveu a atualização cadastral de mais 7.185 famílias. Alcançar essa marca foi possível graças ao trabalho cotidiano dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Plantão Social, mas também a partir da realização de mutirões e da busca ativa.
Inclusão produtiva
Bosco Rolemberg destacou ainda na reunião o número de pessoas formadas pelos cursos de qualificação profissional oferecidos pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e o Senai para os beneficiários do Bolsa Família. "Em agosto formamos 106 novos profissionais e no próximo dia 29 estaremos certificando mais 164 profissionais. Além disso, até o final de dezembro outras nove turmas estarão sendo concluídas. Isso significa dizer que neste ano de 2011, promovemos a qualificação profissional de mais de 400 pessoas, que passam a ter maiores possibilidades de inserção no mercado de trabalho", reforçou Bosco Rolemberg.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos