PMA oferece curso de autocuidado para diabéticos
Cotidiano 08/11/2011 16h38Os pacientes diabéticos que foram na tarde desta segunda-feira, 07, à Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira, no conjunto Sol Nascente, assistiram a uma aula do ‘2º Curso de Autocuidado do Diabético', oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O curso, coordenado por profissionais locais, já está na sexta aula e tem mostrado resultados positivos.
O programa começou com a medição da taxa de glicemia nos pacientes. Em seguida, a estagiária de enfermagem, Jussiely Cunha, exibiu em um grande quadro a porcentagem de glicemia, para demonstrar a variação dos pacientes, desde o início do curso, até agora. Depois, a enfermeira Irene de Deus explicou sobre a insulina, medicação que serve de controle para as taxas de glicemia no sangue, seu uso e aplicações, bem como os resultados que produzem nos pacientes.
Durante a aula, que acontece quinzenalmente, cada integrante pôde participar fazendo comentários e relatando experiências. A explicação aconteceu através de um mapa ilustrativo onde cada paciente visualizava as etapas da insulina no organismo, aprendia a maneira correta de injeção do medicamento e as metas necessárias no tratamento. A médica Tatiane Richter explica que o curso tem o objetivo proporcionar ao paciente uma autonomia para saber se cuidar e viver naturalmente.
"Nós já estamos na sexta aula do nosso curso e observamos, através da tabela de porcentagem, os resultados positivos nas pessoas. Muitos chegaram aqui com índice de 305 mg/ml e hoje estão na média normal, que é de 140, após duas horas de uma refeição. Nesse curso, nós já discutimos sobre o tratamento com remédios administrados por via oral, alimentação adequada, prática regular de exercícios e complicações da doença. Ainda vamos abordar o cuidado com os pés e com os dentes, assuntos importantes para eles", explica a médica.
Redução
Para a paciente Maria Madalena, participante desde o início do curso, a interação que acontece e os ensinamentos repassados ajudaram bastante na redução das taxas de glicemia. "Quando cheguei aqui, estava com 245 e hoje já consegui chegar a 163. Sei que ainda não é o ideal, mas vou continuar me cuidando. Um curso muito bom, que tem me ajudado a aprender coisas novas e interessantes", comenta a dona de casa.
Para o secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, os cursos práticos oferecidos nas USF são essenciais para a prevenção. "Eles aproximam a comunidade da Unidade de Saúde, levando em conta as necessidades locais dos pacientes. Isso tem impacto muito positivo nas pessoas que são atendidas de forma especifica, onde já são conhecidas e acompanhadas pelos profissionais de saúde da própria Unidade", destaca.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos