PMA orienta população sobre documentos necessários para vacinação
Segundo Dia D da Campanha contra o Sarampo acontece no próximo sábado
Cotidiano | Por Agência Aracaju de Notícias 28/11/2019 12h01

O segundo "Dia D" da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo deste ano acontece no próximo sábado, dia 30, e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta a população quanto à documentação necessária para a imunização dos jovens com idade entre 20 e 29 anos.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju estarão abertas no próximo sábado, das 7h às 13h. A campanha agora é voltada para o adulto jovem, que é uma das faixas etárias mais acometidas pela doença. É importante levar o documento de identificação, comprovante de residência e a carteira de vacinação para verificar se a imunização já foi garantida, uma vez que a proteção dura a vida toda.

“No Dia D as UBS funcionarão apenas para a vacinação do sarampo. Portanto, será um dia apropriado para os jovens adultos que não puderam ir durante a semana. Como a vacina é a única forma de prevenção da doença é importante que a população não deixe de aproveitar esse dia para se proteger”, reforçou a coordenadora de Imunização da SMS, Ilziney Simões.

Durante a Semana

As doses da tríplice viral estão disponíveis nas UBS de Aracaju, das 7h30 às 16h30. “A vacina contra o sarampo já é disponibilizada para a população na rotina das Unidades, na faixa etária de 1 a 49 anos. A campanha vem como estratégia para melhorar as coberturas vacinais, pois o país está em alerta, em virtude dos casos confirmados de sarampo”, destaca Ilziney.

A coordenadora de Imunização da SMS reforça ainda que as equipes continuam a vacinação contra o sarampo das crianças de seis meses a menores de um ano que não tomaram a dose extra. “Os pais ou responsáveis que não levaram suas crianças para vacinar na primeira etapa, podem procurar a UBS mais próxima e atualizar a situação vacinal das crianças”, explicou.

Dados da doença no Brasil

A Organização Pan Americana de Saúde (OPS) concedeu ao Brasil, em 2016, certificado de eliminação do sarampo, que não registrava casos novos desde 2000. Porém, em 2017, ocorreu um surto de sarampo na Venezuela que chegou ao Brasil em 2018, ocasionando a perda do certificado.

Aracaju teve neste ano cinco suspeitas notificadas, sendo um caso confirmado, de um residente do estado da região Sul do país, dois descartados e dois ainda sob investigação.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares