PMA quer solução para problemas na marcação de consultas e exames
Cotidiano | Por Agência Aracaju 23/02/2019 09h52O prefeito Edvaldo Nogueira tem atuado na busca de uma solução para os problemas que envolvem o novo sistema de marcação de consultas e exames da rede pública de Saúde de Aracaju. Desde a instalação do novo software de regulação, no início deste ano, tem havido dificuldades para o agendamento de procedimentos médicos. Na última semana, o prefeito reuniu-se com a secretária da Saúde, Waneska Barboza, e com diretores das empresas que venceram a licitação para cobrar a resolução das falhas.
“Como declarei no início da semana, quando fiz meu discurso na abertura dos trabalhos da Câmara, considero a Saúde a área onde enfrentamos mais dificuldades, por isso ainda é o setor em que precisamos avançar mais. Neste sentido, me reuni com os representantes das empresas que venceram a licitação do sistema de marcação de consultas e exames para exigir respostas imediatas para os problemas que temos vivenciado. O sistema ainda não está funcionando bem e tem gerado muitos transtornos para os nossos usuários. Isto é inadmissível”, afirmou o prefeito.
São dois os novos módulos da Saúde. O primeiro é o responsável pelo Prontuário Eletrônico, que já foi instalado em mais da metade das unidades de saúde da Prefeitura de Aracaju e tem funcionado bem, com poucas ocorrências de falhas. Já o segundo, que responde pela Regulação, tem apresentado muitos problemas, impedindo que os usuários consigam marcar exames e consultas.
“Desde o final de janeiro percebemos que os problemas foram se avolumando e temos cobrado uma série de ajustes às empresas. Pontuamos cada uma das falhas que o sistema apresentou desde então e entregamos aos gestores para que resolvam definitivamente. A solução deve ser encontrada o mais rápido possível”, reforçou Edvaldo.
Após a reunião com o prefeito, dirigentes das empresas tiveram novos encontros com a secretária Waneska Barboza e com técnicos da Secretaria da Saúde, para encaminhar a solução das falhas. “Até a próxima sexta-feira, as empresas se comprometeram em solucionar as situações mais urgentes que nós identificamos, para que o sistema funcione com mais qualidade e que o usuário já não enfrente tantos transtornos como ocorre atualmente. A nossa expectativa é que o sistema apresente melhorias”, complementou a secretária da Saúde.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos