Polícia apresenta acusados da chacina em Itabaiana
Cotidiano 08/09/2011 11h49Por Jaime Neto
Caso próximo de ser desvendado. A chacina ocorrida no último dia 17 de agosto, onde quatro jovens foram brutalmente assassinados num conjunto habitacional, localizado na cidade de Itabaiana, está perto de ser elucidada. A afirmação é da equipe da Polícia Civil sergipana, que apresentou na manhã desta quinta-feira, 08, dois acusados para o crime.
A apresentação dos suspeitos aconteceu no Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), reunindo imprensa e policiais. Os indícios criminais apontam Márcio da Silva, 26 anos, conhecido como ‘Márcio Tubaína’ e o adolescente de 16 anos conhecido como ‘Ninho’ como os autores da carnificina.
O caso chocou a sociedade sergipana pela brutalidade com que as vítimas foram assassinadas. Mateus dos Santos Siqueira, de 20 anos, Ana Paula dos Santos Moura, 14, Jéssica Prates dos Santos, 16, e Yuri Santos, 18, foram encontrados em meio a uma grande poça de sangue. Segundo a coordenadora da Delegacia Regional de Itabaiana, Juliana Alcoforado, as denúncias recebidas pela polícia apontam realmente os detidos como os únicos responsáveis.
“Recebemos informações anônimas que nos levaram até os dois. O ‘Tubaína’ mudou de casa três vezes desde que o crime aconteceu, mas continuou em Itabaiana. Já o adolescente fugiu para Areia Branca e depois voltou para Itabaiana, ficando escondido na casa de uma tia. Eles firmaram parceria criminosa porque ‘Tubaína’ já era bastante conhecido na região e ‘Ninho’ precisava de alguém forte para vingar a morte de seu irmão (acontecida meses atrás), daí a união. A priori, esse crime dos quatro adolescentes não tem relação nenhuma com a morte do irmão do ‘Ninho’, porém trabalhamos com a hipótese do adolescente ser o ajudante.”, explicou.
Alcoforado frisou ainda que ‘Tubaína’ possivelmente teria um caso amoroso com a jovem Jéssica Prates dos Santos. Porém a motivação para o crime ainda está sendo investigada. Segundo a delegada, Márcio é ex-presidiário e estava em liberdade há 70 dias.
“Ele é parceiro de ‘Adrianinho’, um criminoso que matava as pessoas e jogava futebol com a cabeça das vítimas. ‘Tubaína’ é bem conhecido na região por seu comportamento transgressor e isso nos ajudou a chegar até seu nome como um dos autores dessa chacina.”, pontuou ela informando ainda que o preso já possui a acusação de participar de mais 11 crimes.
De acordo com a delegada Viviane Torres Jardim, que também atua na Delegacia de Itabaiana, os depoimentos dos detidos ainda são contraditórios, porém o caso está muito perto de ser finalizado. “Eles negam inclusive que se conheçam, porém o empenho da equipe que participou desta operação foi muito importante. Eles deixaram vários indícios na cena do crime. Desde o dia do ocorrido já tínhamos os nomes dos suspeitos, porém estávamos recolhendo o máximo de informações para chegarmos aos dois de forma embasada.”, contou.
Márcio da Silva está detido no Cope e o adolescente ‘Ninho’ foi encaminhado ao Centro de Atendimento ao Menor (Cenam). Participaram ainda desta ação, as delegadas Katarina Feitoza, da Coordenação de Delegacias do Interior, e também Viviane Pessoa que coordena a parte operacional que deu suporte à Delegacia de Itabaiana para a resolução dos fatos.
Foto: SSP


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos