Polícia Civil desarticula esquema de golpes em site de vendas
Operação realizada em Sergipe e no Mato Grosso prende envolvidos da mesma família Cotidiano | Por F5 News 06/11/2018 10h55 - Atualizado em 06/11/2018 12h56Um meticuloso esquema de golpes em um site de vendas foi desarticulado com a prisão de nove pessoas em Sergipe e no estado do Mato Grosso. A Operação aconteceu na manhã desta terça-feira (6) no município sergipano de Itabaiana e na cidade matogrossense de Rondonópolis contra os suspeitos, todos amigos ou membros da mesma família.
O esquema foi descoberto após investigações da Polícia Civil sergipana, através da Delegacia de Itabaiana quando estava a frente a delegada Luana Guedes, atual delegada de Campo do Brito, Macambira e São Domingos, que identificou o golpe no site OLX no estado e com ramificações para o Mato Grosso.
De acordo com a delegada, anúncios de veículos publicados na OLX eram plagiados pelos criminosos. Os suspeitos entravam em contato com o vendedor verdadeiro, se passando por interessados, e conseguiam as informações necessárias sobre o veículo para, daí, enganar os possíveis compradores.
Após obter todas as informações, os criminosos clonavam os anúncios e geralmente alteravam apenas os valores e o contato para a compra. Ainda segundo a polícia, durante a negociação e no encontro para ver o veículo, os suspeitos faziam com que as vítimas não tocassem no assunto de valores. Na compra, o dinheiro era depositado na conta de um dos integrantes da associação criminosa.
"Eles atuavam de diversas formas. O golpista se passava como vendedor para um e como comprador para outra pessoa, eles chegavam a ir ao cartório para reconhecer firma, a pessoa via o carro e ficava interessada em fechar negócio. Não ficou claro ainda se havia uma divisão efetiva de tarefas, o que havia era uma liderança. Quando o golpe era aplicado, eles dividiam o dinheiro ao final", explica Guedes.
Sete pessoas foram presas em Itabaiana e outras duas em Rondonópolis. Pelo menos quatro deles são membros da mesma família. O número de vítimas ainda não foi estimado, mas segundo a polícia o prejuízo já ultrapassa R$ 400 mil.
Maycon Antônio de Carvalho Santos, preso no Mato Grosso com R$ 9.850, é apontado como o líder da quadrilha e responsável por conseguir as primeiras informações para plagiar o anúncio.
Também foi detida a mãe dele, identificada como Maria Cláudia de Carvalho, suspeita de envolvimento no esquema; Jessé Carvalho de Santana, irmão de Maycon; e Cristiano Carvalho, primo deles. Também foram presos Fábio Araújo dos Santos, Gabriel Calazans, Pedro Ivo Nascimento Dantas, Claudemir Santos do Nascimento e Tarcísio Pereira da Silva.
A polícia alerta a população para que fique atenta e mais cautelosa na hora de efetuar uma compra pela internet. A delegada orienta que o consumidor confira todos os dados, a conta bancária e se as informações são seguras. "Se a pessoa pedir pra omitir dados desconfie, não depositem dinheiro na conta de terceiros, pois é aí muitas vezes que eles aplicam o golpe", adverte Guedes.
A ação contou com mais de 30 policiais, e o auxílio da Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), da Diretoria da Agência Central de Inteligência da PM-MT, da Agência Regional de Inteligência do 4º Comando Regional da PM-MT e da Delegacia de Roubos e Furtos de Rondonópolis-MT.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos