Polícia de Choque reforça treinamento para atuar no Pré-Caju
Cotidiano 11/01/2012 16h23Por Fernanda Araujo
Com o objetivo de garantir a segurança dos foliões do Pré-Caju 2012 e reforçar a capacitação dos policiais militares, o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) da Polícia Militar de Sergipe treina técnicas de defesa pessoal incluindo técnicas das lutas marciais, como Judô, Aikidô e Taekwondo.
Sob orientação do tenente Arthur e do auxiliar soldado Élvio, o treinamento acontece todos os dias das 7h30 às 9h, na sede do Batalhão de Choque da PM, localizado no Bairro Ponto Novo. Segundo Élvio, as técnicas têm a importância de que o nível de violência policial seja diminuído e para “que os policiais, através de conhecimento e aprendizado dessa técnica de defesa pessoal eficiente e moderna, entendam que a arma de fogo e o bastão policial são últimos recursos dos policiais em serviço”.
De acordo com o soldado Élvio, as técnicas são adaptadas para a atividade policial e são utilizadas pela polícia de Nova York, Londres e Japão, a exemplo da técnica de algemação que é utilizada na SWAT, uma unidade de polícia dos Estados Unidos. Para Élvio o policial deve utilizar as técnicas com discernimento.
“Cada ocorrência demonstra uma situação. Tem situações que devem ser usada as técnicas de defesa pessoal ou imobilização. Uma algemação policial que é o tema da aula de hoje é mais indicado fazer uso do bastão. Então, pelo poder de discernimento do policial vai ser utilizada determinada técnica. O policial conduz o cidadão sem nenhuma agressão”, explica.
A intenção desta ação é que os policiais tenham além do conhecimento técnico adquirido, uma alto-confiança ampliada. O treinamento acontece sempre em datas que antecedem grandes eventos, como o Pré-Caju, Carnaval e Forró-Caju, além de eventos de grande porte no interior do estado. “Estamos muito mais preparados não só nesse período. O treinamento deles é diário. O major Rolemberg fala o seguinte: o treinamento quando é árduo, o serviço é tranquilo”.
“Até o Pré-Caju a gente vai fazer esse trabalho e antes do Carnaval também, depois vamos dar um tempinho. É bom dizer que nós temos um centro de luta. O Batalhão de Choque da Polícia Militar de Sergipe é a única unidade da PM que tem o centro de lutas voltado unicamente para a luta com os policiais não só do Batalhão, mas da PM”, destaca.
Juntamente com a SSP, a Polícia Civil e militar o treinamento acontece há oito anos. Já de modo intenso no Batalhão de Choque acontece há um ano. “Já colhemos vários frutos, o nível de agressividade dos policiais diminuiu, o nível de excesso no trabalho também em torno de 50% graças a essa parte de defesa pessoal que a gente está desenvolvendo”, resumi.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos