Polícia Federal desarticula grupo acusado de tráfico e lavagem de dinheiro
Casal foi preso em Aracaju; homem é o líder da organização, segundo a polícia
Cotidiano | Por F5 News 01/02/2021 15h15

Uma operação da Polícia Federal em Sergipe levou à prisão de um casal em Aracaju (SE), acusado de integrar uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e à lavagem de capitais. A Operação Tropicana foi deflagrada na sexta-feira passada (29) com o cumprimento de quatro mandados e, nesta segunda-feira (1), outros sete mandados foram cumpridos, todos expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Criminal de Sergipe.

A ação aconteceu na capital sergipana e em outras cidades da Paraíba, Pernambuco e em São Paulo. De acordo com a PF, durante as investigações foi identificado que indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas e que não possuíam ocupação lícita movimentaram vultosos montantes de dinheiro em suas contas bancárias.

Na sexta, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Aracaju e em Campina Grande (PB)., além de dois mandados de prisão preventiva também na capital sergipana e em Arco Verde (PE).

Os presos são um homem e uma mulher residentes em Aracaju. O homem é apontado como o líder da organização e foi indiciado pela prática dos crimes de tráfico de drogas interestadual, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Já a mulher, esposa dele, também foi indiciada por lavagem de dinheiro do tráfico e por integrar organização criminosa.

Outros seis mandados de busca e apreensão e um de prisão, relacionados à operação, foram cumpridos nesta segunda; sendo três no estado de São Paulo e quatro em Pernambuco. Em São Paulo, a polícia cumpriu dois de busca e apreensão e um mandado de prisão em desfavor de um dos integrantes da organização. Em Pernambuco, as buscas e apreensões aconteceram em endereços de envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro do tráfico.

Ainda durante a operação, foram sequestrados veículos e imóveis no valor aproximado de R$ 2,5 milhões, que estavam em poder dos integrantes da organização criminosa. A Polícia Federal afirma que ainda apura os valores bloqueados nas contas dos investigados.

Com base nos artigos 33 e 40, Inciso V, da Lei nº. 11.343/2006, os investigados respondem pelos crimes de tráfico de drogas interestadual, além de lavagem de dinheiro, conforme previsto no artigo 1º da Lei nº 9.613/98 e de integrar organização criminosa, de acordo com o artigo 2º da Lei nº 12.850/13.

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares