Policia prende acusado de estelionato que agia em todo Nordeste
Marcelo responde a 24 inqueritos apenas no Estado do Ceará Cotidiano 19/07/2011 09h35Por Adriana Meneses
Foi preso na madrugada desta segunda-feira (18) por agentes da Delegacia Especial de Combate a Falsificações e Defraudações, sob a coordenação da delegada Carina Rezende, o cearense Marcelo Araújo Silveira Filho, 34 anos, acusado de crimes de estelionato registrados nos estados do Ceará, Bahia, Alagoas e Sergipe. A prisão aconteceu no momento em que Marcelo chegava de viagem do Rio de Janeiro e se dirigia para uma casa alugada no bairro Atalaia.
De acordo com a polícia, Marcelo é foragido da justiça do estado do Ceará desde o ano de 2002. No Ceará ele responde a 24 inquéritos policiais, por estelionato, falsificação de documento e formação de quadrilha.
Ainda segundo a delegada, Marcelo agia contra concessionárias de veículos e contava com o apoio de comparsas. “Com uma estrutura bem complexa, os participantes da quadrilha conseguiam aplicar seus golpes.”parte dos integrantes eram responsáveis pelo agenciamento e recrutamento de pessoas, outra parte pela falsificação de documentos que seriam empregados nos financiamentos”
Modus operandi
Marcelo procurava o veiculo, entrava em contato com as concessionarias de automóveis e preenchia o todo cadastro. Quando o financiamento era aprovado comparecia pessoalmente a esses estabelecimentos a pessoa recrutada(laranja) que emprestava sua fotografia, e utilizava o documento falso , assinava o contrato de financiamento e conseguia retirar da concessionaria esse veiculo. De posse do automóvel, os compassa passavam para os receptadores que negociavam a comercialização desses automóveis e o produto dessa venda era repassado com o valor de 30 a 40 % abaixo do valor de mercado.
Desarticulação da quadrilha
A quadrilha começou a ser desarticulada em abril deste ano com a prisão de três integrantes em Maceió. A investigação foi iniciada em 24 de maio deste ano após a prisão de Roberval Francisco de Sales Neto, que atuou com Marcelo em Sergipe.
Em Aracaju Marcelo e seu parceiro praticaram seis golpes, sendo dois consumados. Na oportunidade, o criminoso conseguiu adquirir dois carros: um Volkswagen Polo e um Chevrolet Astra. No momento da prisão foram apreendidos dois outros carros com Marcelo. “Ainda não sabemos a procedências desses veículos. Vamos buscar os dois carros que eles conseguiram subtrair das concessionárias de Sergipe”, informou a delegada.
A polícia investiga, também, a participação de Marcelo em crimes de pistolagem. Ele é um elemento bastante perigoso e vinha atuando no Nordeste. Ele comandava tudo do Rio de Janeiro. Estamos buscando informações sobre o seu envolvimento com outros crimes, inclusive de pistolagem, finalizou Carina.
Foto: Ascom/SSP


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos