“Policiais atiraram com intenção de matar”, diz tia de Clautenis dos Santos
Família cobra explicações sobre morte de designer após abordagem policial Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 09/04/2019 10h15 - Atualizado em 09/04/2019 10h38Indignados e buscando respostas do Estado para o crime que aconteceu na noite desta segunda-feira (9) em Aracaju, a família de Clautenis José dos Santos, 37 anos, culpou a Segurança Pública pelo crime. O disparo que vitimou o designer de interiores partiu de policiais da Delegacia Especial de Roubos e Furtos de Veículos.
"A gente espera que o fato seja apurado de forma correta e não inventando coisas que não existem, como já falam por aí que meu sobrinho era bandido, querendo reverter o caso. A culpa é da Segurança Pública, eles deveriam nos proteger, mas nos matam. Policiais atiraram com intenção de matar, não há justificativas”, disse a tia da vítima, Maria Iêda Santos, que ressaltou a importância da repercussão do crime para que casos como esse não se repitam.
De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), os policiais envolvidos no crime são da Delegacia Especial de Roubos e Furtos de Veículos. Eles investigavam uma quadrilha de roubo de carro na região.
As informações de populares levaram os civis até a ponte que dá acesso ao Bugio, vindo do Santos Dumont, momento em que o veículo foi abordado e o tiro disparado. O homem ainda foi levado pela viatura da polícia para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), mas não resistiu.
Na Barra dos Coqueiros, Clautenis José era muito conhecido. Ao ser questionada sobre o perfil da vítima, a tia se emocionou e não conseguiu falar. O irmão dele, Cleverton dos Santos, também não se pronunciou.
O corpo foi retirado do Instituto Médico Legal (IML), por volta das 9h. De acordo com os famíliares, o velório deve acontecer na Barra dos Coqueiros, por volta das 16h.
De acordo com a SSP, a investigação será realizada pelas equipes do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa, sob o comando da delegada Thereza Simony, que deve convocar os policiais para depoimento ainda nesta terça-feira (9). A assessoria não confirmou se o motorista do veículo também foi atingido.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos