Policiais civis participarão de curso para receber armas de fogo
Os policiais serão qualificados pela SSP e Comitê do Desarmamento
Cotidiano 15/03/2012 15h30

A Secretaria de Segurança Pública e o Comitê Sergipano da Campanha do Desarmamento realizam entre os dias 14 e 15 março, na sede da Academia de Polícia Civil (Acadepol), um curso que visa treinar policiais civis para receberem armas de fogo nas Delegacias do Estado. As armas serão entregues voluntariamente pela população mediante uma indenização em dinheiro que varia de R$ 100 a R$ 300. 

Durante o treinamento nesta quarta-feira, dia 14, os policiais conheceram a metodologia da Campanha do Desarmamento e também apresentaram sugestões para Sergipe voltar a ser destaque nacional no recolhimento voluntário de armas de fogo. De acordo os dados do Comitê, no ano de 2004, durante a Campanha Nacional do Desarmamento, Sergipe arrecadou 16.560 armas de fogo, proporcionalmente o maior número de armas retiradas das ruas em todo o Brasil. Naquele ano, em todo país, saíram de circulação 472.855 armas.

Com a diminuição do ritmo da campanha, o Ministério da Justiça percebeu que houve um incremento no número de homicídios e resolveu retomar a Campanha em todo Brasil. Em 2011, a população entregou as autoridades públicas, 30.867 armas de fogo. No mesmo período, a população sergipana entregou nos postos de recolhimento 232 armas. 

“Uma das metas do comitê é sensibilizar a população para entregar sua arma. A finalidade da Campanha do Desarmamento não é a prisão do portador e nem mesmo a apreensão da arma fogo. O objetivo é recolher o maior número possível de armas porque está mais do que provado que a arma de fogo é o principal meio utilizado para a pratica de homicídios e diversos outros crimes”, destacou a delegada Georlize Teles, que também é membro do Comitê do Desarmamento. 

Segundo os dados do Comitê, no Brasil, o homicídio é a terceira maior causa de mortes. No entanto, entre jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, os homicídios é a principal causa de morte. Outro dado revelador é que 67% das pessoas presas acusadas de homicídios não tinham passagem pela polícia. “A principal reflexão que tiramos disso é que uma pequena briga pode se tornar uma tragédia se o cidadão tiver uma arma em casa. Ele não possui habilidade suficiente para ter uma arma e geralmente acaba fazendo uma besteira”, reforçou a delegada. 

Postos de Recolhimento – Em Sergipe, a Polícia Civil resolveu concentrar os postos de recolhimento em algumas unidades específicas. Na Grande Aracaju, as unidades que receberão armas de fogo da população são as Delegacias Especial de Delitos de Trânsito (DEDT), Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copci), Delegacia Plantonista, Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV) de Nossa Senhora do Socorro, além das 3ª DM (bairro Santos Dumont), 4ª DM (Augusto Franco), 5ª DM (Conjunto João Alves), 6ª DM (Conjunto Eduardp Gomes) e 9ª DM (bairro Santa Maria). 

No interior do Estado, as unidades aptas a receberem armas de fogo são a Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV) de Estância, Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV) de Lagarto, e Delegacias Regionais de Maruim e Propriá. 

Procedimentos para entrega

A pessoa interessada em entregar sua arma de fogo deve antes pegar uma Guia de Trânsito no site www.entreguesuaarma.gov.br. A Guia de Trânsito. após preenchida pelo proprietário da arma, vai autorizá-lo a transportar a arma de fogo desmuniciada e embalada até um posto de recolhimento mais próximo. 

O policial que receber a arma cadastrará os dados da arma entregue e gerará um protocolo de indenização e recibo. Feito este procedimento, o pagamento da indenização pode ser retirado em qualquer posto de autoatendimento do Banco do Brasil. O valor estará disponível um dia útil após a entrega.

 

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos