População continua sofrendo com falta de estrutura no Coqueiral
Chuvas acentuam transtornos que moradores enfrentam há mais de cinco anos Cotidiano | Por Will Rodriguez e Fernanda Araujo 20/06/2018 14h30 - Atualizado em 20/06/2018 18h32Buracos, lama e falta de pavimentação são alguns dos problemas no Loteamento Estrela do Oriente, na região do bairro Coqueiral, na zona norte de Aracaju. As condições de infraestrutura são precárias e, segundo os moradores, se arrastam há mais de cinco anos.
As chuvas que caíram nos últimos dias e estão previstas até o final da semana acentuam os transtornos. “Existem casas que estão em um nível mais baixo que o da rua, por isso a água que teoricamente deveria sair pelos esgotos retorna. Entra pelo banheiro, por onde tiver espaço”, diz o morador Alexandre Soares, que procurou o F5 News para relatar a situação.
Em agosto do ano passado, a Prefeitura chegou a autorizar obras na localidade e prometeu investir R$6 milhões na recuperação de 23 ruas que ficariam prontas em seis meses, mas conforme o relato do morador, pouca coisa mudou de lá para cá.Alexandre lembra que, após uma obra na rede de saneamento, foi feito o recapeamento da rua onde reside, mas diz que foi usado um “asfalto muito fino que não durou um mês”. O morador afirma ainda que, mesmo quando a chuva passa, os problemas persistem e as vias continuam intransitáveis. “A lama fica seca e as casas cheias de poeira, o que é extremamente prejudicial à saúde”, conta.
F5 News procurou a Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb) para saber o que tem sido feito para atenuar os reflexos das chuvas na região e também qual a previsão de obras definitivas no bairro. Segundo a assessoria, a rua Estrela do Oriente já possui pavimentação e rede de drenagem, entretanto, reconhece que o local recebe lama das vias do entorno e a rua fica obstruída.
Ainda de acordo com a pasta, a Prefeitura de Aracaju está fazendo a obra de infraestrutura em 23 ruas no entorno da Estrela do Oriente, num investimento de mais de R$ 6 milhões, o que deve acabar com os problemas no local. A previsão é que a obra seja finalizada no mês de agosto. "A Emurb vai enviar um técnico hoje à tarde ao local para avaliar a situação e, caso necessário, vai programar a limpeza da via e a desobstrução da drenagem", informou a Emurb.
Atualizado para acréscimo de informações da Emurb


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos