Posto de Saúde do 17 de Março tem 60% da obra concluída
Orçada em cerca de R$ 1 milhão, unidade tem recursos da PMA e Governo Federal Cotidiano | Por Agência Aracaju 11/10/2018 15h26Aos poucos, o que foi planejado ganha forma. A obra que vai mudar a vida de quem reside no bairro 17 de Março está bem adiantada: 60% dos serviços já foram concluídos. A Unidade Básica de Saúde (UBS) ocupa uma área de mais de 4.300 m² e beneficiará diretamente mais de 17 mil moradores. Os avanços são visíveis e têm deixado a comunidade ansiosa com a entrega da construção.
A dona de casa Ângela Maria Velozo mora com a família no bairro 17 de Março há oito anos. Ela acompanha cada etapa da construção, pois reside em frente à Unidade de Saúde da Família e não vê a hora de o prefeito Edvaldo Nogueira inaugurar o espaço. “Quando o posto for entregue, vai melhorar muito nossa vida, porque a gente precisa se deslocar para o bairro Santa Maria para fazer consulta e exames. Estamos muito ansiosos”, contou.
A ansiedade também é compartilhada por outros moradores. Para a dona de casa Valmira da Conceição, a obra mostra o respeito da gestão com a comunidade do 17 de Março. “Ainda bem que alguém olhou para nós. A vida não é fácil para quem é pobre, principalmente para quem mora aqui. Ficamos um pouco afastados e nem sempre temos dinheiro para pegar ônibus”, afirmou.
Segundo a dona de casa Maria Cleonice Teixeira, a UBS era o que faltava no bairro 17 de Março. “Estou muito contente porque o posto é perto da minha casa e eu vou poder me consultar. Espero que Edvaldo Nogueira entregue logo esse presente nosso. Não gosto nem de pensar em ficar doente, pois para sair daqui desse lugar é complicado”, colocou.
Obra
Orçada em cerca de R$ 1 milhão, a obra tem recursos conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal e ficou durante toda a gestão passada interrompida, mas foi retomada pelo prefeito Edvaldo Nogueira. No local, estão sendo construídos nove consultórios, salas de odontologia com duas cadeiras, observação, vacina, curativos, nebulização, reunião e acolhimento. O espaço também vai contar com farmácia, administração, recepção, sala de espera e sanitários masculinos e femininos.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos