Praias do litoral sergipano estão próprias para banho, atesta Adema
Resquícios do petróleo cru ainda são registrados, mas em pequena quantidade Cotidiano | Por Fernanda Araujo 27/12/2019 14h33O litoral sergipano será o destino certo de muitos turistas e sergipanos neste Réveillon. E neste período de verão, as praias da capital, como de todo o estado, são opções para quem quer curtir as belezas naturais, tirar a sandália dos pés e descansar.
Depois dos prejuízos causados pela substância oleosa que atingiu todo o litoral nordestino, inclusive de Sergipe, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) atesta a balneabilidade de todas as praias.
Segundo o diretor-presidente do órgão ambiental, Gilvan Dias, todas estão próprias para banho, conforme as últimas análises feitas entre o final do mês de novembro até o dia 26 de dezembro, cujas amostras de água não apresentaram óleos/graxas.
"Conforme procedimento do Conama, que rege sobre a balneabilidade, dentro das cinco semanas analisadas não pode dar o número maior que 1000 UFC/100 ml de substância em duas semanas, independente se foi registrado na primeira ou na quarta semana analisada, por exemplo. Caso dê acima de 1000 [valor máximo permitido] em duas semanas, as praias devem ser interditadas", explicou o diretor. Conforme os dados, as praias não tiveram o limite de substância excedido neste período.
As amostras foram coletadas nas praias de Aracaju, como a Praia de Atalaia Velha; Praia do Banho Doce; Praia do Refúgio; Praia do Bonanza; Praia do Hawaizinho; Praia da Aruana; Praia do Robalo; Praia dos Náufragos - Viral e na Praia dos Artistas. Também foram coletadas na Praia de Atalaia Nova e na Praia da Costa, na Barra dos Coqueiros.
Vestígios
No entanto, ainda há resquícios do petróleo cru registrados, mas em quantidade muito pequena, segundo a Adema, o que não interfere na balneabilidade das praias. Na quinta-feira (26), minúsculos vestígios foram coletados na Praia das Dunas e Praia do Saco, na estrada Porto do Mato, em Estância. Já no bairro Coroa do Meio, em Aracaju, alguns molhes foram encontrados com manchas da substância e em outros não houve registro. Ainda ontem, nas proximidades da Ponte Joel Silveira, em Itaporanga D'Ajuda, algumas manchas também foram localizadas na areia. Já na Ponte Gilberto Amado, na estrada Porto do Mato em Estância, vestígios também foram localizados em pequena quantidade.




