Prefeito lança licitação de transporte coletivo urbano
Cotidiano 18/04/2012 12h07

Por Mirella Mattos

Em coletiva realizada nesta manhã (18), o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, lançou o edital de licitação para o transporte público da capital sergipana. Em seu discurso de abertura, o prefeito destacou o pioneirismo da sua gestão na iniciativa.

“Se passaram 40 anos para isso acontecer. Desde que surgiu a necessidade de a cidade ter um transporte urbano, coletivo,  nunca a cidade teve um transporte legalizado, licitado”, declara Nogueira.

Segundo  o prefeito, além da publicação em Diário Oficial, realizada também nessa manhã, a licitação também foi divulgada no jornal carioca O Dia, seguindo assim os parâmetros de toda grande licitação.

Edital

Nogueira informou que a partir das 8h da quinta-feira (19) o edital já estará disponibilizado para as empresas que quiserem participar do processo licitatório. Dentre os pré-requisitos obrigatórios para a participação estão: a disponibilização por parte da empresa vencedora de 120 ônibus novos, devendo o restante da frota ter idade média de cinco anos durante todo o período de contrato e metade da frota ser adaptada para portadores de necessidades especiais; seguir os parâmetros de mobilidade urbana estabelecidos pela Lei 8866 e iniciar a operação 90 dias após o fim da licitação.

O prefeito anunciou ainda alguns outros avanços para serem postos em prática no transporte urbano da capital a exemplo de integração temporal (a ser posta em prática 180 dias após o início do trabalho da nova empresa), sistema de bilhetagem eletrônico, monitoramento via GPS em todos os veículos da frota, assim como câmeras e o estabelecimento de número mínimo de passageiros por metros quadrado. “Em horário de pico deverão ser seis passageiros; fora do horário de pico, quatro e nós vamos controlar isso”, antecipou.

Nogueira diz ainda que a intenção da prefeitura é escolher a empresa que apresentar a melhor técnica. “Levamos em conta a questão da técnica e o preço, mas a prioridade será a técnica porque queremos oferecer o melhor serviço possível para a população”, explica e acrescenta que o contrato deverá ser assinado até o mês de outubro.

 

  

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos