Prefeitos da Grande Aracaju discutem sobre o consórcio de transporte público
O objetivo do consórcio é realizar a licitação do transporte público coletivo da Grande Aracaju Cotidiano | Por Agência Aracaju Notícias 20/08/2018 14h15 - Atualizado em 20/08/2018 14h32O prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu, na manhã desta segunda-feira (20), com os prefeitos Padre Inaldo (Nossa Senhora do Socorro), Airton Martins (Barra dos Coqueiros) e Marcos Santana (São Cristóvão) para discutir a constituição do consórcio metropolitano do Transporte Público Coletivo da região metropolitana de Aracaju.
No encontro, os gestores municipais fizeram uma análise da legislação relacionada ao tema e concordaram com a proposta apresentada por Edvaldo Nogueira de criação de uma comissão, que estudará as leis existentes para, a partir daí, se chegar a um acordo que seja benefício para todos os quatro municípios. Os prefeitos voltarão a se reunir em dezembro para avaliação do trabalho que será realizado pelo grupo.
“Esta foi uma reunião muito importante, pois demos o primeiro passo ao iniciar o diálogo que dará as condições para constituição do consórcio e encaminhamento da licitação do transporte público da Grande Aracaju. Decidimos criar uma comissão composta por dois representantes de cada município e do governo estadual, para, em três meses, apresentarem um estudo. Quando fomos ver tanto a legislação do consórcio quanto o Protocolo de Intenções e os instrumentos legais, identificamos pontos de divergência entre nós, por isso a necessidade de discutir melhor a questão”, explicou Edvaldo.
O prefeito de Aracaju ressaltou que o objetivo principal da comissão (que será formada por um assessor jurídico de cada ente do consórcio e por um representante da Superintendência de Transporte e Trânsito de cada município) é identificar os pontos de divergência e construir uma proposta que “seja consenso entre os quatro prefeitos e o governador do Estado”.
“Não adiantaria começar o consórcio sem a concordância de todos. Queremos que haja convergência para, o mais rapidamente possível, avançarmos nesta área e chegarmos ao edital de licitação do transporte público de Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro”, reforçou.
O prefeito Marcos Santana destacou que a proposta apresentada pelo prefeito Edvaldo Nogueira “atendeu a todos”. “Eu entendia que há pontos na constituição do consórcio, por isso acho que a proposta do prefeito Edvaldo de criar a comissão atende aos interesses de São Cristóvão. Saio daqui bastante satisfeito. Acredito que com a comissão chegaremos ao consenso que poderá, no próximo ano, estabelecer a licitação que vai regular o transporte público dos municípios”, afirmou.
Padre Inaldo também comemorou a criação da comissão. “O nosso objetivo é dar ao nosso povo um transporte de qualidade. A comissão, formada pelos quatro municípios e pelo governo, vai chegar ao consenso que for melhor para a população”, disse. De mesmo modo, Airton Martins ponderou que o foco dos prefeitos é “garantir a melhoria do transporte público”. “É uma luta de muito tempo que vai ter resultado favorável para a nossa população”, reiterou.
O consórcio
A busca da melhoria no atendimento ao cidadão no transporte público é uma prioridade da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Gestor principal do processo de criação do consórcio, Edvaldo convocou uma primeira reunião do grupo para o dia 3 de abril passado, quando a maioria dos integrantes não pode comparecer.
Por isso, um novo convite foi feito pelo prefeito de Aracaju aos demais gestores no último dia 30 de julho, para o encontro que ocorreu nesta segunda-feira. Para Edvaldo, embora “complexo”, o processo de criação do consórcio e, posteriormente, do edital de licitação, será um “grande avanço” para as cidades da região metropolitana. A formatação do consórcio segue legislação aprovada tanto pela Assembleia Legislativa de Sergipe quanto pelas Câmaras Municipais das cidades envolvidas.
Edvaldo ainda frisa que a criação do consórcio do transporte público está associada ao início da implantação do Plano de Mobilidade Urbana da capital, cujos recursos foram assegurados junto ao Governo Federal. Mais de R$ 130 milhões serão usados para a revitalização de quatro corredores do transporte público, reforma de terminais, construção de abrigos de ônibus e semaforização inteligente.
“O Plano de Mobilidade Urbana e o início das discussões do consórcio são pontos fundamentais para que ofereçamos aos aracajuanos um serviço de transporte digno, que traga conforto, qualidade e tranquilidade”, reforçou Edvaldo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos