Prefeitura assina ordem de serviço para obra do terminal Atalaia
Estrutura é alvo de reclamações de usuários; prazo para reforma é de seis meses Cotidiano | Por Fernanda Araujo 11/02/2020 11h13 - Atualizado em 12/02/2020 08h24O terminal de ônibus da Zona Sul de Aracaju, conhecido como terminal da Atalaia, vai passar por uma ampla reforma em seis meses. A assinatura para o início das obras foi feita na manhã desta terça-feira (11) pela Prefeitura de Aracaju, e devem ser investidos R$ 1.083 milhão, recurso por meio de empréstimo da Caixa Econômica Federal e contrapartida do Município.
A obra no terminal, inaugurado em 2006, faz parte do projeto de mobilidade urbana da prefeitura e já é esperada por passageiros de ônibus há anos, devido a reclamações quanto à estrutura do espaço. Segundo usuários, quando chove a água invade o abrigo, além das queixas quanto às condições precárias dos banheiros.
Em 2018, o F5 News esteve no local e mostrou os problemas relatados. Na época, a Prefeitura prometeu começar a reforma ainda naquele ano. No mês de maio, parte da estrutura do telhado foi substituída e a instalação elétrica refeita. No ano passado, o edital para a reforma completa que estava estimada em R$ 1.444.691 recebeu quatro propostas de empresas interessadas, com prazo de execução de 180 dias.
Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, muitas vezes o início das obras esbarra nas exigências da legislação brasileira e alguns entraves atrasaram a execução dos projetos. "O que demora mais não é a ação da prefeitura, nossos projetos estão prontos, mas é por questão da lei. Tem que levar para a Caixa Econômica, fazer aprovação dos projetos, depois faz a licitação que demora dois, três meses. De fato, você tem os recursos, mas muitas vezes atrasa, infelizmente. Porém, nós temos que submeter à legislação e fazer tudo na forma da lei", disse.
Os serviços no terminal compreendem a troca do teto e de toda a estrutura metálica. Também devem ser substituídos o piso atual e toda a calçada para a colocação de piso tátil que auxilia na acessibilidade e mobilidade de pessoas com deficiência. Da mesma forma, os banheiros construídos dentro do terminal passarão por reforma.
"É uma reconstrução desse terminal que estava sofrendo há muito tempo, estava numa situação muito difícil e precária, a comunidade reclamava bastante. Tudo será reestruturado para que as pessoas tenham o mínimo de conforto necessário para poder esperar o ônibus. São as pessoas que mais precisam da ação do poder público. Uma obra que vai trazer novo alento e melhoria do transporte coletivo", ressalta o prefeito.
Ainda conforme a PMA, no Plano de Mobilidade também estão previstas melhorias no Terminal do Distrito Industrial de Aracaju (DIA) e a construção de um novo na área dos Mercados Centrais da capital.
Em relacão ao do DIA, o prazo máximo para a ordem de serviço está estimado até abril ou maio deste ano. Já para a construção do novo terminal, a expectativa é de iniciar as obras até junho ou julho. "Com isso vai ter mais conforto e melhorar a possibilidade das pessoas se deslocarem de um ponto para outro", completa Edvaldo.





