Prefeitura dá continuidade à desinfecção de áreas públicas em Aracaju
O objetivo é diminuir a proliferação da covid-19 na capital sergipana Cotidiano | Por Agência Aracaju Notícias 31/03/2020 14h57 - Atualizado em 31/03/2020 20h17A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), deu continuidade nesta terça-feira (31), às ações de desinfecção de áreas públicas da capital, com o objetivo de diminuir a possibilidade de proliferação do novo coronavírus (covid-19).
A ação, que utiliza hipoclorito de sódio e sabão geleia, vem sendo realizada desde a última sexta-feira (27), em terminais e pontos de ônibus e de táxi, área dos mercados e áreas próximas a hospitais e unidades básicas de saúde que atendem exclusivamente pacientes com síndromes gripais.
Na manhã desta terça-feira, as equipes da Emsurb, com cerca de 20 profissionais de limpeza pública atuaram nessa ação, divididos em duas equipes. A primeira ficou responsável pela limpeza e esterilização do restaurante Padre Pedro, Asilo Same, Central de Abastecimento (Ceasa), Centro de Especialidades Médicas (Cemar) e base do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu). A segunda esteve na Unidade Básica de Saúde Dona Sinhazinha, Asilo Rio Branco, Lar da Zizi, e no Mercado Vereador Milton Santos.
Os serviços começam pela varrição de toda a parte externa dos locais, depois é feita uma lavagem de calçadas e paredes com sabão geleia, que é um produto desinfectante. Em seguida é aplicado, por meio de jato de alta pressão, o hipoclorito de sódio, que também é antibactericida e esterilizante, eliminando o vírus que porventura esteja no chão, corrimão, paredes, dentre outros locais onde possa haver contato com a população.
Relevância
O fiscal da Emsurb, Dalberto Santos Neto, esteve presente durante os trabalhos de desinfecção das áreas e disse que o procedimento é de grande relevância para frear o avanço da covid-19. "É uma ação de fundamental importância para a população aracajuana. A Emsurb está realizando esse serviço desde a semana passada com o propósito de ajudar a conter o coronavírus. Estamos na lutra contra esse vírus", afirma.
Zé Carlos, de 54 anos, é vendedor ambulante do ramo de frutas há mais de 10 anos e presenciou a ação da Prefeitura durante a limpeza e esterilização do restaurante popular Padre Pedro, no Centro. "Vendo minhas frutas aqui perto e faço minhas refeições neste restaurante. Com esse vírus novo, a gente se preocupa em estar num local mais higienizado. Por isso eu aprovo esse tipo de trabalho. Muita gente vem almoçar aqui, e quando o ambiente fica limpo, a gente se sente bem e protegido", elogia.
A enfermeira Fátima Adriene Santos de Góes trabalha no Asilo Same há mais de oito anos e fez questão de enaltecer a iniciativa da Prefeitura. "Por ser um local de grande risco, que tem uma circulação muito grande de funcionários, a limpeza é importantíssima, porque os idosos são vulneráveis e estão no grupo de risco. Tanto a higienização quanto a conscientização são fundamentais", afirma, ao frisar que participou de uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde, onde foi orientada a respeito do coronavírus e das ações preventivas voltadas a grupos vulneráveis.
A desinfecção é feita por blocos e não há riscos à saúde da população nem aos trabalhadores da empresa terceirizada que aplicam o produto nas áreas públicas.





